Procurar

Oakland homenageia Tupac com nome de rua, 27 anos após a sua morte

A homenagem a um dos nomes mais importantes da história do hip-hop, intrinsecamente ligado à cultura na Califórnia, surge numa altura em que a investigação ao homicídio do rapper originou (finalmente) uma detenção.

Oakland homenageia Tupac com nome de rua, 27 anos após a sua morte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
03/11/2023 23:43 ‧ há 1 ano por Notícias ao Minuto

Mundo

Tupac Shakur

Enquanto a morte de Tupac Shakur continua a ser investigada, a sua vida continua a ser homenageada e, esta sexta-feira, um dos rappers mais influentes da história do hip-hop passou a ter uma rua com o seu nome em Oakland, uma cidade onde viveu no início dos anos 90.

A homenagem acontece depois de o conselho da cidade ter concordado, em maio, em renomear parte da avenida McArthur Boulevard, precisamente na parte onde Tupac morreu.

A partir de agora, uma parte dessa avenida chamar-se-á Tupac Shakur Way.

A mudança foi assinalada numa cerimónia em que estiveram presentes membros da família do artista, bem como MC Hammer, um amigo próximo de Shakur e um rapper nativo de Oakland, conhecido por criar o êxito 'U Can't Touch This'.

"Que o seu espirito viva para sempre por estas ruas e nos nossos corações", disse uma emocionada Sekyiwa 'Set' Shakur, irmã de Tupac, citada pela Associated Press. Já MC Hammer comentou que a homenagem confirmam Shakur como "sem dúvida, o melhor rapper de sempre, não há questão disso".

Shakur nasceu em Nova Iorque, filho de ativistas antirracistas e membros do partido Black Panther Party, antes de se mudar para Baltimore em 1984. Em 1988, mudou-se para a zona da baía de São Francisco e fixou-se em Oakland no início dos anos 90.

Foi em Oakland que Tupac teve um dos seus vários problemas com a polícia norte-americana. Em 1991, o artista processou o departamento policial de Oakland por 10 milhões de dólares depois de, no dia 17 de outubro, dois agentes terem-no detido por atravessar a rua fora da passadeira (um crime que em inglês é descrito como 'jaywalking'). Os agentes acabaram por agredir Tupac e deixá-lo ferido.

Ainda assim, o rapper guardou Oakland como um dos locais mais importantes da sua vida e assumiu publicamente a cidade como a sua terra adotiva.

A cerimónia em Oakland surge numa altura peculiar na história de Tupac Shakur. Isto porque, 27 anos depois deste ter sido morto num tiroteio em Las Vegas, a polícia finalmente deteve uma pessoa que terá estado envolvida no caso.

Duane Keith 'Keffe' Davis, um antigo líder de um gangue no sul da Califórnia, foi detido no final de setembro e, na quinta-feira, declarou-se inocente do crime de planear o ataque ao rapper. Davis estava no carro de onde partiram os disparos que atingiram Tupac, é a única pessoa viva desse grupo e, em 2023, é a única pessoa que foi acusada no âmbito do homicídio.

Tupac Shakur acabou por morrer seis dias depois do ataque, no dia 13 de setembro, aos 25 anos de idade, deixando para trás um legado lendário no mundo do hip-hop e um marco importante no estilo, ficando famoso por utilizar o rap para abordar questões raciais, violência policial contra pessoas negras, problemas de gangues e tráfico de droga em bairros empobrecidos, desigualdades sociais, entre outros assuntos.

Leia Também: Detido homem suspeito de estar envolvido na morte de Tupac em 1996

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10