Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 30º

Sismo de magnitude 6,4 no Nepal faz pelo menos 54 mortos

Um sismo de magnitude 6,4 escala de Richter no Nepal causou a morte a pelo menos 54 pessoas na região montanhosa do noroeste, adiantaram hoje as autoridades nepalesas, que esperam o aumento do número de vítimas.

Sismo de magnitude 6,4 no Nepal faz pelo menos 54 mortos
Notícias ao Minuto

22:20 - 03/11/23 por Lusa

Mundo Nepal

O Centro Nacional de Monitorização e Investigação de terramotos do Nepal mediu o abalo em magnitude 6,4 e indicou que o seu epicentro foi em Jajarkot, que fica a cerca de 400 quilómetros a nordeste da capital nepalesa, Katmandu.

Um terramoto sacudiu os distritos do noroeste do Nepal, e as autoridades disseram que pelo menos 54 pessoas morreram e dezenas de outras ficaram feridas enquanto as equipas de resgate estão a realizar buscas nas aldeias montanhosas.

As autoridades referiram que o número de vítimas deve aumentar, observando que as comunicações com muitas aldeias foram cortadas.

O terramoto matou pelo menos 28 pessoas no distrito de Rukum, onde várias casas desabaram, indicou o agente da polícia Narvaraj Bhattarai numa conversa telefónica citada pela agência Associated Press (AP).

No distrito vizinho de Jajarkot, 26 pessoas foram confirmadas como mortas, referiu Harish Chandra Sharma, funcionário da administração governamental.

O serviço geológico dos EUA disse inicialmente que o terramoto teve uma magnitude preliminar de 5,6 e ocorreu a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

O sismo ocorreu pouco antes da meia-noite, quando muitas pessoas já dormiam em suas casas e o abalo também foi sentido na capital da Índia, Nova Deli.

Terramotos são comuns nas montanhas do Nepal.

Em 2015, um sismo de magnitude 7,8 matou cerca de 9 mil pessoas e danificou cerca de um milhão de estruturas.

[Notícia atualizada às 22h58]

Leia Também: Jovem nepalês esfaqueado em assalto no Montijo. Suspeitos estão em fuga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório