Rússia pede "cessar-fogo" e negociações diretas israelo-palestinianas

A Rússia defendeu hoje a necessidade urgente de um cessar-fogo na guerra entre israelitas e o grupo islamita Hamas, e o retomar de negociações diretas entre Israel e a Palestina.

Lavrov reúne-se quarta-feira com assessor para a segurança de Trump

© Reuters

Lusa
03/11/2023 11:38 ‧ 03/11/2023 por Lusa

Mundo

Israel

necessário tomar medidas urgentes para conseguir um cessar-fogo rapidamente", afirmou o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, após ter recebido em Moscovo o homólogo do Kuwait, Salem Abdullah al-Jaber al-Sabah.

Lavrov disse que também é necessária "a abertura de corredores humanitários para evitar novas vítimas e prestar a assistência necessária aos civis afetados", segundo a agência russa TASS.

Defendeu ainda que após o cessar-fogo, Israel e a Palestina devem retomar as negociações diretas.

"Temos de retomar as negociações diretas sobre a criação de um Estado palestiniano, tal como previsto na decisão do Conselho de Segurança da ONU, dentro das fronteiras de 1967, que coexistiria em paz e segurança com Israel", afirmou.

A guerra atual entre Israel e o Hamas foi desencadeada pelo ataque sem precedentes do movimento islamita contra o território de Israel, em 07 de outubro.

Segundo as autoridades israelitas, o ataque causou a morte de 1.400 pessoas e a tomada de cerca de 240 reféns na Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas desde 2007.

Israel retaliou com intensos e incessantes bombardeamentos aéreos e de artilharia contra a Faixa de Gaza, que provocaram mais de nove mil mortos, de acordo com dados do grupo islamita.

O Hamas, que defende o fundamentalismo islâmico, é considerado como uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia.

Leia Também: ONU "preocupada" com expulsão de trabalhadores palestinianos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas