Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Colômbia vai sacrificar "alguns" dos hipopótamos de Pablo Escobar

Segundo cálculos do Ministério, caso a reprodução destes animais não fosse parada, poderiam chegar aos 1.000 até 2035.

Colômbia vai sacrificar "alguns" dos hipopótamos de Pablo Escobar
Notícias ao Minuto

11:15 - 03/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Pablo Escobar

A Colômbia decidiu eutanasiar alguns dos hipopótamos que eram pertencentes a Pablo Escobar, antigo líder do Cartel de Medellín, que morreu em 1993.

De acordo com o Ministério do Ambiente do país, a Colômbia vai abater alguns dos 166 hipopótamos descendentes dos animais importados pelo narcotraficante na década de 1980, avança a Agência France Presse (AFP).

A ministra Susana Muhamad declarou, na quinta-feira, que as autoridades vão esterilizar 20 dos hipopótamos este ano, enquanto "alguns" dos animais serão submetidos à eutanásia, sem especificar quantos.

Segundo cálculos do ministério, caso a reprodução destes animais não fosse parada, poderiam chegar aos 1.000 até 2035.

Segundo a AFP, as autoridades tentaram várias abordagens para conter a explosão populacional ao longo do rio Magdalena, incluindo a esterilização e a transferência destes mamíferos para jardins zoológicos no exterior. Mas, até ao momento, não conseguiram conter o crescimento do número de hipopótamos em Antioquia.

Depois de Escobar ter morrido, os animais que tinha importado para um jardim zoológico privado foram deixados a vaguear livremente numa região de savana.

O Ministério do Ambiente da Colômbia declarou que os hipopótamos são uma espécie invasora e uma das mais perigosas do mundo, abrindo portas a um abate.

Nesta sequência, os especialistas alertam que a reprodução descontrolada destes mamíferos pode constituir uma ameaça para a população humana local e para a vida selvagem.

Leia Também: Colômbia. Autoridades apreendem museu clandestino de homenagem a Escobar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório