O presidente checo protagonizou um momento de humor em Praga, quando atingiu um soldado com a haste de uma bandeira, atirando o chapéu do militar ao chão.
O caso ocorreu durante uma cerimónia na capital checa, quando um militar passou a bandeira a Petr Pavel. Este não conseguiu aguentar o peso da haste e esta tombou, acertando mesmo em cheio no crânio do homem à sua esquerda.
A resposta do soldado foi igualmente peculiar, mantendo-se impávido e sereno, mesmo com uma espada na mão, prosseguindo com o protocolo estipulado como se nada se tivesse passado e deixando o chapéu para trás.
Após o incidente, Pavel foi ao antigo Twitter (agora X) pedir desculpas ao militar, com uma resposta bem-humorada em que admitiu que a bandeira era um pouco pesada demais para si.
Amusing — Czech President Petr Pavel knocks a Castle Guard officer’s hat off during a ceremony marking ???????? Independence Day on Friday. He has since issued a rather charming apology.
— Ian Willoughby (@Ian_Willoughby) October 28, 2023
pic.twitter.com/KiBLtpcWDp
"Sinto que preciso de, pelo menos, pedir desculpas aos danos físicos e psicológicos sofridos por um membro da guarda, que foi atingido por uma bandeira durante a cerimónia em Vítkově. Definitivamente não foi uma tentativa de mudar o procedimento militar com um novo elemento. Simplesmente subestimei o peso", afirmou.
Leia Também: Áustria introduz controlos fronteiriços com a República Checa