Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Refém apertou mão a membro do Hamas durante libertação e tornou-se viral

A israelita Yocheved Lifschitz, de 85 anos, é uma das duas reféns que foram libertadas pelo Hamas, na noite de segunda-feira, 23 de outubro. Tinha sido raptada a 7 de outubro.

Refém apertou mão a membro do Hamas durante libertação e tornou-se viral
Notícias ao Minuto

10:32 - 25/10/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Hamas

Yocheved Lifshitz foi uma das duas reféns libertadas, esta segunda-feira, pelo Hamas, naquilo que muitos consideram ser uma pequena esperança de que outros reféns possam regressar a casa em breve.

A idosa, de 85 anos, que esteve duas semanas em cativeiro e que admitiu ter passado "pelo inferno", foi, contudo, protagonista de um momento que não passou despercebido aquando da sua libertação.

Yocheved esticou a mão em direção a um dos militantes do Hamas que a acompanharam no momento em que era entregue a membros da Cruz Vermelha e, olhando olhos nos seus olhos, disse "shalom", palavra hebraica para "paz".

Segundo viria a reportar, a idosa admitiu que foi "muito bem tratada" pelos membros do Hamas, revelando que os reféns tinham acesso a champô e amaciador, pão e pepino e que recebiam visitas diárias de médicos que iam confirmar o seu estado de saúde. Além disso, partilhou que os seguranças eram muito cuidadosos com a higiene e que limpavam meticulosamente as casas de banho.

Por esse motivo, escreve o Daily Mail, quando foi libertada, Yocheved Lifshitz não hesitou em educadamente agradecer a forma como foi cuidada, não mostrando medo.

A filha da idosa revelou que este tipo de comportamento é "normal" para a sua mãe. "Ela é maravilhosa. Estou muito orgulhosa dela. A maneira como ela saiu e voltou para trás para dizer 'Obrigada' foi incrível", afirmou Sharone Lifshitz.

Esta é a primeira vez, desde os massacres e raptos em massa em Israel, a 7 de outubro, que é possível obter alguma informação sobre o que aconteceu aos cerca de 200 reféns do Hamas.

Leia Também: "Passei pelo inferno". O relato da refém de 85 anos libertada pelo Hamas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório