EUA pedem ao Iraque para perseguir autores de ataques às suas bases

Os Estados Unidos da América (EUA) pediram hoje ao Iraque para perseguir os autores dos ataques que atingiram nos últimos dias bases militares que abrigam soldados norte-americanos no território iraquiano.

Estados Unidos, EUA, Bandeira, Exército, Soldado

© iStock

Lusa
24/10/2023 18:36 ‧ 24/10/2023 por Lusa

Mundo

EUA

Numa chamada telefónica com o primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, elogiou a condenação de Bagdad aos ataques e pediu ao Governo do Iraque para que persiga os seus autores, respeitando assim o compromisso assumido pelo país de garantir a segurança das instalações que acolhem os soldados dos EUA, segundo uma nota emitida pelo Departamento de Estado.

Pelo menos cinco ataques com 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) e com 'rockets' tiveram como alvo três bases militares iraquianas onde estão destacadas tropas norte-americanas, bem como a coligação internacional que combate as milícias 'jihadistas'.

Os ataques aumentaram de intensidade após o início da guerra entre Israel e o grupo islamita Hamas, em 07 de outubro.

A maioria dos ataques foi reivindicada por um grupo chamado Resistência Islâmica no Iraque, que assumiu a sua autoria na plataforma digital Telegram.

Na segunda-feira, os EUA acusaram o Irão de "facilitar ativamente" ataques a bases militares na zona do Médio Oriente onde soldados norte-americanos estão estacionados.

Leia Também: Israel: Erdogan acusa ONU de ter "agravado crise"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas