Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Quatro mortos e um desaparecido. O rescaldo da tempestade Babet na Europa

Mau tempo atingiu o Reino Unido e Norte da Europa, causando catástrofe pelos sítios onde passou.

Notícias ao Minuto

22:50 - 21/10/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Mau tempo

A tempestade Babet, que passou também por Portugal, tem causado destruição, mortes e complicações no Reino Unido, bem como no Norte da Europa, durante a sua passagem.

As chuvas torrenciais e os ventos com rajadas superiores aos 100 quilómetros por hora fizeram, em Inglaterra e na Escócia, três mortes: um homem, de 56 anos, na sequência da queda de uma árvore; uma mulher, de 57 anos, que foi arrastada para um rio; e um homem, na casa dos 60 anos, apanhado por uma enchente.

Segundo a BBC, há ainda um homem desaparecido em Aberdeenshire, na Escócia. Terá ficado preso num veículo perto de Marykirk, às 3h00 da manhã de sexta-feira.

Um pouco por todo o Reino Unido, desde Glasgow até Londres, a tempestade fez estragos, obrigando mesmo a encerrar a estação de comboios de King's Cross, na capital inglesa, criando condicionamentos no trânsito ferroviário.

No aeroporto de Leeds-Bradford, na sexta-feira, o mau tempo levou também a que um avião derrapasse na aterragem. O aeroporto manteve-se fechado até à tarde de sábado.

Segundo a BBC, a chuva deverá continuar a diminuir ao longo da noite de sábado e domingo deverá trazer condições mais secas em todo o Reino Unido.

Norte da Europa também preocupa

As mortes resultantes desta tempestade não aconteceram só no Reino Unido. Em Fehmarn, na Alemanha, uma mulher de 33 anos morreu quando seguia no seu automóvel, atingida pela queda de uma árvore.

A tempestade Babet causou outros danos, um pouco por todo o Norte da Europa. Segundo a revista Time, o mau tempo na costa sul do mar Báltico levou mesmo à rutura das defesas contra inundações na Dinamarca e no norte da Alemanha.

A energia foi cortada nas localidades que sofreram enchentes nesta região e os níveis da água subiram 2,3 metros mais do que seria normal, atingindo o nível mais alto registado no último século, em Flensburg, na Alemanha.

Várias linhas de caminhos de ferro, assim como o transporte marítimo, foram também afetadas pelo mau tempo, que levou o aeroporto de Copenhaga, por exemplo, a cancelar 142 voos na sexta-feira. Em simultâneo, várias localidades, um pouco por toda a região, foram evacuadas para evitar novas vítimas.

“A situação na costa é agora tão grave que é demasiado perigoso permanecer lá. Todas as áreas afetadas foram evacuadas e a resposta de emergência está a retirar as suas equipas”, disse o município de Haderslev, na Dinamarca, numa publicação no Facebook na sexta-feira.

O Instituto Meteorológico Dinamarquês alertou, aliás, para ventos fortes e níveis elevados de precipitação durante o fim de semana.

Pode espreitar, na galeria que acompanha esta notícia, imagens da destruição causada pela passagem da tempestade Babet no norte da Europa.

Leia Também: Tempestade Babet faz levantar terra em floresta escocesa. Ora espreite

Recomendados para si

;
Campo obrigatório