'Mãe Pátria' reabre em Kyiv após substituição de símbolos soviéticos

O famoso monumento 'Mãe Pátria' em Kyiv foi reaberto ao público, após a substituição dos símbolos soviéticos da foice e do martelo pelo tridente, emblema ucraniano.

Notícia

© Getty Images

Lusa
21/10/2023 07:02 ‧ 21/10/2023 por Lusa

Mundo

Monumento

Com 100 metros de altura e base de 40 metros, o monumento construído em 1981 para celebrar a vitória soviética sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial representa uma mulher com uma espada numa das mãos e o emblema nacional noutra, sendo que originalmente tinha a foice e o martelo.

Os dois símbolos soviéticos foram removidos como forma de apagar o legado da União Soviética no território ucraniano, substituindo-os por um novo escudo marcado com o tridente nacional.

O monumento também passará a designar-se de 'Mãe Ucrânia' em substituição da designação original de 'Mãe Pátria'.

Desde a invasão russa lançada em fevereiro de 2022, a Ucrânia intensificou o desmantelamento de monumentos da era soviética e a mudança de nomes de ruas.

Yuri Savchuk, diretor do Museu de História da Ucrânia no qual pertence a estátua, considerou a substituição dos símbolos como não "apenas uma questão de forma" mas algo com "significado".

"Estou absolutamente convencido de que nos tínhamos de livrar destes símbolos totalitários", acrescentou.

Alla Sovivska, professora que visitou o museu com os seus alunos, considera estes novos símbolos como algo "muito importante", "especialmente neste momento difícil".

"Ajuda a despertar o patriotismo", acrescentou Sovivska.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: Serviços secretos dos EUA dizem que Rússia está a minar eleições mundiais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas