Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Sete pessoas mortas num ataque atribuído a rebeldes separatistas na Papua

Sete civis foram mortos terça-feira numa mina de ouro na região da Papua, na Indonésia, após um ataque atribuído pela polícia aos rebeldes separatistas do Exército de Libertação Nacional da Papua Ocidental (TPNPB).

Sete pessoas mortas num ataque atribuído a rebeldes separatistas na Papua
Notícias ao Minuto

07:14 - 18/10/23 por Lusa

Mundo Papua Nova Guiné

Os assaltantes dispararam contra um grupo de trabalhadores de mineração no distrito de Yahukimo informou a polícia indonésia nesta terça-feira.

As autoridades atribuíram o ataque ao Exército de Libertação Nacional da Papua Ocidental (TPNPB), principal grupo separatista comandado por Egianus Kogoya, líder dos rebeldes independentistas da Papua. O grupo assumiu a autoria do ataque.

"Vamos processar os perpetradores e tomar medidas legais contra os separatistas e Egianus Kogoya", disse em comunicado o chefe de um grupo especial formado para perseguir os separatistas na Papua, Faizal Ramadhani.

Cerca de 40 polícias que foram enviados para resgatar os corpos e salvar as vítimas foram atacados pelos rebeldes. "Assim que chegámos lá, a nossa equipa foi atacada e os tiros duraram uma hora e meia", informou Ramadhani.

Sete corpos foram encontrados no local e 11 pessoas foram resgatadas com vida, disse a polícia indonésia, acrescentando que os equipamentos de construção, os camiões e o acampamento dos mineiros foram incendiados.

A maioria dos mortos eram migrantes da província de Celebes do Sul, na ilha de Celebes, no norte da Indonésia. Os separatistas reivindicaram a responsabilidade pelo ataque e disseram que alertaram os migrantes para deixarem a região e todas as províncias de Papua.

A Indonésia "deve abrir imediatamente negociações com a nação da Papua para encontrar uma solução", disse o porta-voz do TPNPB, Elkius Kobak.

Este grupo foi responsável pelo sequestro de um piloto neozelandês em fevereiro de 2023, quando exigiram que a Indonésia reconhecesse a independência da Papua, uma região separada da Papua Nova Guiné, em troca da libertação do piloto.

A Papua é uma região da Indonésia localizada a oeste da ilha da Nova Guiné e composta por seis províncias, é uma antiga colónia holandesa que se declarou independente em 1961, mas a Indonésia assumiu o seu controlo dois anos mais tarde, prometendo um referendo sobre a sua independência. A votação subsequente para continuar a fazer parte da Indonésia, realizada em 1969, foi considerada uma farsa.

A região foi palco de vários ataques mortais nos últimos anos, à medida que a insurgência persiste. Em julho de 2022, dez pessoas morreram quando um grupo de rebeldes atacou um camião que transportava civis e mercadorias.

Em março de 2022, oito trabalhadores de telecomunicações foram mortos a tiros enquanto instalavam torres de comunicação no distrito de Puncak.

Leia Também: Banco Mundial baixa previsões de crescimento no Leste da Ásia e Pacífico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório