Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Raptados por dissidentes das FARC libertadas antes do cessar-fogo

As três pessoas raptadas no sudoeste da Colômbia pelo Estado-Maior Central (EMC), organização dissidente das FARC, foram libertadas, um dia antes no início do cessar-fogo bilateral acordado, informou terça-feira o gabinete do Alto Comissariado para a Paz.

Raptados por dissidentes das FARC libertadas antes do cessar-fogo
Notícias ao Minuto

07:22 - 18/10/23 por Lusa

Mundo FARC

Segundo o alto comissário para a paz, Danilo Rueda, Juan David Mosquera, Johan Valencia e Ismael Arroio foram raptados no domingo em San José, zona rural de Buenaventura pela coluna 'Jaime Martinez', umas das principais fações dissidentes das FARC. Rueda apelou ao respeito pelas vidas e pelas duas libertações "imediatas".

O gabinete informou hoje que os três foram libertados, pelo que o EMC cumpriu com a "aplicação do Direito Internacional Humanitário".

O rapto destas três pessoas tornou-se conhecido um dia após o governo colombiano e o Estado-Maior Central estabelecerem formalmente um diálogo de paz que decorreu em Tibú (nordeste), onde também foi anunciado um cessar-fogo bilateral que entrou hoje em vigor e com duração até 15 de janeiro de 2024.

O Alto Comissariado para a Paz referiu através de um decreto publicado que as partes chegaram a acordo sobre um "cessar-fogo bilateral e temporário de caráter nacional com impacto territorial, com base num acordo de respeito pela população civil".

Este é o segundo cessar-fogo bilateral, depois de o governo ter suspendido unilateralmente, em maio, o primeiro, que era de seis meses - de janeiro a junho -, em quatro departamentos, depois de uma frente do EMC ter matado quatro menores indígenas que havia recrutado.

Leia Também: Governo colombiano e principal dissidência das FARC anunciam cessar fogo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório