Blinken promete que Estados Unidos estarão sempre ao lado de Telavive

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, prometeu hoje que o seu país estará sempre ao lado de Israel, defendendo que as "aspirações legítimas" dos palestinianos não são representadas pelo movimento islamita Hamas.

Blinken promete que Estados Unidos estarão sempre ao lado de Telavive

© Lusa

Lusa
12/10/2023 14:16 ‧ 12/10/2023 por Lusa

Mundo

Israel

"Vocês podem ser fortes o suficiente para se defenderem sozinhos. Mas enquanto os Estados Unidos existirem, vocês nunca precisarão de o fazer. Estaremos sempre com vocês", prometeu Blinken durante uma conferência de imprensa em Telavive após seu encontro com o primeiro-ministro israelita, Benjamin. Netanyahu.

O chefe da diplomacia norte-americano condenou o ataque o grupo Hamas lançou no sábado passado contra Israel, dizendo também que o movimento tem cometido "atos atrozes contra os interesses do povo palestiniano".

"Não há nenhum pretexto para esses atos horrendos", reforçou Blinken, alegando que "Israel tem o direito e a obrigação de se defender", mas de forma proporcional e respeitando os direitos humanos.

"Por isso, é tão importante tomar todas as precauções possíveis para evitar danos aos civis e por isso lamentamos a perda de cada vida inocente. Civis de todos os credos, de todas as nacionalidades foram mortos", lembrou Blinken.

Blinken deslocou-se hoje a Telavive, onde, além de se encontrar com Netanyahu, discutiu com o seu homólogo israelita, Eli Cohen, o apoio norte-americano a Israel na guerra contra o Hamas.

Leia Também: Antony Blinken chegou a Israel para visita de solidariedade. As imagens

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas