Procurar

Turquia quer que EUA acabem com o apoio às milicias curdas na Síria

Ancara exigiu hoje a Washington que retire o seu apoio às milícias curdo-sírias na Síria, que estão a ser bombardeadas pela força aérea turca, enquanto os norte-americanos instaram os turcos a reduzir o risco de conflito.

Turquia quer que EUA acabem com o apoio às milicias curdas na Síria

© Murat Gok/Anadolu Agency via Getty Images

Lusa
06/10/2023 23:42 ‧ há 1 ano por Lusa

Mundo

Turquia

Segundo a agência noticiosa turca, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Hakan Fidan, durante um telefonema, exigiu ao seu homologo norte-americano, Antony Blinken, que os EUA deixem de apoiar as Unidades de Proteção do Povo (YPG), que Ancara considera terroristas pelas suas relações com a guerrilha curda PKK.

Fidan afirmou a Blinken que a Turquía vai continuar as operações contra as YPG, as milícias curdas que dominam o nordeste da Síria e recebem apoio dos EUA na sua luta contra o grupo que se designa por Estado Islâmico.

Já o Departamento de Estado, em comunicado, divulgou que Blinken destacou "a necessidade de coordenação e evitar um conflito" nas atividades que tanto os EUA como a Turquia fazem contra o terrorismo.

Ancara lançou na noite de quinta-feira vários bombardeamentos aéreos chora instalações e edifícios das YPG no nordeste da Síria, incluindo poços petrolíferos, para procurar eliminar altos dirigentes da milícia, segundo informou o Ministério de Defesa turco.

Durante esta operação, as forças dos EUA no nordeste da Síria derrubaram um aparelho turco não tripulado, como o Pentágono informou e o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco confirmou hoje.

Ancara anunciou que todas as infraestruturas das YPG são "objetivo legítimo" depois do atentado do domingo passado contra o Ministério do Interior turco.

O atentado foi reivindicado pelo Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que é considerado terrorista também pelos EUA e pela União Europeia.

O governo turco considera que o YPG e o PKK são dois ramos da mesma organização.

Leia Também: Síria: EUA reivindicam captura de operacional do Estado Islâmico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10