Procurar

Parlamento Europeu exige revisão das relações entre UE e Azerbaijão

O Parlamento Europeu (PE) exigiu hoje uma revisão das relações entre a União Europeia (UE) e o Azerbaijão por considerarem que Bacu está a levar a cabo uma "limpeza étnica" contra os arménios que fugiram da região de Nagorno-Karabakh.

Parlamento Europeu exige revisão das relações entre UE e Azerbaijão

© Getty

Lusa
05/10/2023 15:03 ‧ há 1 ano por Lusa

Mundo

Nagorno-Karabakh

De acordo uma resolução aprovada hoje em sessão plenária, em Estrasburgo (França), os eurodeputados condenaram a ação militar "injustificada do Azerbaijão" e que consideraram que foi planeada com antecedência contra o enclave de Nagorno-Karabakh, em 19 de setembro.

"Este ataque constitui uma grave violação do direito internacional e dos direitos humanos e uma clara violação das tentativas anteriores de alcançar um cessar-fogo", acrescentaram num comunicado divulgado depois da votação, que recebeu 491 votos favoráveis, nove contra e 36 abstenções.

A ação de Bacu levou à fuga de 10.000 cidadãos arménios e para os eurodeputados "a situação atual equivale a uma limpeza étnica", razão pela qual "condenam fortemente as ameaças e a violência cometidas pelas tropas azeris contra os habitantes arménios de Nagorno-Karabakh".

Por essa razão, o PE quer não só que a UE ofereça "imediatamente toda a assistência necessária" à Arménia, como também defende a imposição de sanções contra as autoridades azeri, em específico contra elementos do Governo de Bacu, "responsáveis por múltiplas violações do cessar-fogo e por violações dos direitos humanos".

Em simultâneo, os eurodeputados querem a abertura de uma investigação sobre "os abusos cometidos pelas tropas azeri que podem constituir crimes de guerra" e que os 27 endureçam a sua postura, o que, na ótica do parlamento conduzirá a uma "revisão exaustiva das relações" com o Azerbaijão.

Entre a redução da "dependência das importações de gás azeri", suspensão de "quaisquer negociações" de parceiras com Bacu e a suspensão do acordo de facilitação de vistos, os eurodeputados exigem, "em caso de agressão militar ou de ataques híbridos significativos contra a Arménia, uma paragem total das importações de petróleo e gás azeri".

Leia Também: UE duplica ajuda à Arménia devido à crise em Nagorno-Karabakh

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10