Meteorologia

  • 10 DEZEMBRO 2023
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 19º

Primeiro-ministro arménio confirma presença em cimeira de Granada

O primeiro-ministro arménio, Nikol Pashinian, confirmou hoje que irá à cimeira da Comunidade Política Europeia (CPE) em Espanha, ao contrário dos presidentes do Azerbaijão e da Turquia, que estarão ausentes.

Primeiro-ministro arménio confirma presença em cimeira de Granada
Notícias ao Minuto

16:52 - 04/10/23 por Lusa

Mundo Nagorno-Karabakh

"Confirmamos a nossa participação na reunião de Granada", cidade do sul de Espanha, disse Nikol Pashinian no Parlamento arménio, lamentando que a reunião que estava prevista com o Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, não aconteça, por ausência deste do encontro que deveria ajudar a procurar soluções para o conflito em Nagorno-Karabakh.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, também decidiu não participar nesta reunião, tal como o seu homólogo do Azerbaijão, seu aliado político.

A presença de Aliyev foi tida como certa, depois de ter concordado em reunir com o primeiro-ministro arménio, para tentar aproximar as posições dos dois países após a escalada do conflito em Nagorno-Karabakh.

Mas o presidente azeri acabou por decidir em sentido contrário, alegando a injustiça de posições de líderes europeus face ao conflito.

Erdogan, que tem sido historicamente um aliado fundamental do Azerbaijão, também não comparecerá, mas fontes diplomáticas turcas evitam atribuir a ausência a motivos de natureza política e dizem que o Presidente tem uma agenda preenchida, nomeadamente com uma reunião com membros do seu partido, marcada para sábado.

Inicialmente, a Turquia não apareceu neste formato de reunião que tinha sido previsto para o encontro com a Arménia, onde aparecem representadas a União Europeia, a França e a Alemanha, mas estes dois últimos países levantaram muitas resistências à participação de Ancara.

Baku considera que qualquer formato que tenha presença francesa também não é aceitável, admitindo apenas regressar a um modelo tripartido, com a presença do Azerbaijão, da Arménia e da União Europeia, que tem liderado a mediação com a ajuda do presidente da Conselho da União Europeia, Charles Michel.

Leia Também: Oito estados da UE oferecem ajuda a população em fuga de Nagorno-Karabakh

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório