Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 26º

Missa marca abertura do Sínodo dos Bispos no Vaticano. Veja as imagens

O Papa liderou uma missa na praça de São Pedro, no Vaticano, para marcar o início do sínodo.

Notícias ao Minuto

10:24 - 04/10/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Vaticano

Começou, esta quarta-feira, a 16.ª assembleia do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, onde o Papa Francisco se reunirá com altas figuras da Igreja Católica para debater o futuro.

Para marcar a abertura da reunião, Francisco presidiu a uma missa na praça de São Pedro, no Vaticano, recordando que o Sínodo "não é uma reunião política, mas uma convocação no espírito". "Não é um parlamento polarizado, mas um lugar de graça e comunhão", garantiu o Sumo Pontífice no fim da homilia.

Na praça de São Pedro marcaram presença o Colégio Cardinalício e os 21 novos cardeais, entre eles Américo Aguiar, após a celebração do consistório, no sábado. Portugal está ainda representado pelo presidente e pelo vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas e D. Virgílio Antunes, bispos de Leiria-Fátima e de Coimbra, respetivamente.

A primeira sessão da 16.ª reunião do Sínodo dos Bispos decorre de 4 a 29 de outubro, sob o mote ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão’, reunindo 400 pessoas ligadas à Igreja. A segunda fase acontecerá em 2024.

Pela primeira vez na história, as mulheres vão participar nos debates, sendo que mais de 50 delas vão votar o documento final. Até agora, apenas os bispos tinham este poder.

Pode espreitar as imagens da missa na galeria que acompanha esta notícia.

Leia Também: Papa Francisco defende concessão de sacramentos a divorciados recasados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório