Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 16º

Nobel da Química para Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov

Distinção "pela descoberta e síntese de pontos quânticos, [...] fundamentais para a nanotecnologia".

Nobel da Química para Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov
Notícias ao Minuto

10:50 - 04/10/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Nobel da Química

O prémio Nobel da Química foi esta quarta-feira atribuído aos cientistas Moungi G. Bawendi (Massachusetts Institute of Technology, EUA), Louis E. Brus (Columbia University, EUA) e Alexei I. Ekimov (Nanocrystals Technology Inc., EUA), "pela descoberta e síntese de pontos quânticos, [...] fundamentais para a nanotecnologia", revelou a Academia Real das Ciências da Suécia, em conferência de imprensa.

Trata-se de nanopartículas tão pequenas que o seu tamanho acaba por determinar as suas propriedades.

"Essas partículas têm propriedades únicas e agora espalham a sua luz a partir de ecrãs de televisão e lâmpadas LED. Catalisam reações químicas e a sua luz clara pode iluminar o tecido tumoral para cirurgiões", lê-se numa nota informativa publicada no X (antigo Twitter).

Na mesma missiva, a Academia explica que "os investigadores utilizaram principalmente pontos quânticos para criar luz colorida". "Acreditam que, no futuro, os pontos quânticos poderão contribuir para a eletrónica flexível, sensores minúsculos, células solares mais finas e talvez para a comunicação quântica criptografada", completa a nota.

Os pontos quânticos são pequenas partículas, com apenas alguns átomos de diâmetro, cujos eletrões têm movimento limitado, o que afeta como eles absorvem e libertam luz visível.

Estas partículas são usadas em eletrónica, nomeadamente em ecrãs LED.

O anúncio foi feito hoje em Estocolmo pelo secretário-geral da Real Academia Sueca das Ciências, mas, ao contrário do que é habitual, os nomes dos três premiados foram divulgados prematuramente pela academia.

Segundo a televisão pública sueca SVT, a academia divulgou hoje de manhã por engano um comunicado com os nomes dos cientistas distinguidos.

Os Prémios Nobel têm um valor monetário de 11 milhões de coroas suecas (cerca de 950 mil euros). O dinheiro provém de um legado deixado pelo criador do prémio, o inventor sueco Alfred Nobel, que morreu em 1896.

Após a entrega do Nobel da Medicina na segunda-feira, e da Física, na terça-feira, este é o terceiro prémio a ser anunciado, seguindo-se nos próximos dias os galardões relativos à Literatura, Paz e Economia.

Os laureados são convidados a receber os seus prémios nas cerimónias de 10 de dezembro, dia do aniversário da morte de Nobel. O prémio da paz é entregue em Oslo, cumprindo a vontade de Alfred Nobel, enquanto a cerimónia de entrega dos outros prémios tem lugar em Estocolmo.

[Notícia atualizada às 11h22]

Leia Também: Nobel da Física. Investigação permite melhorar "computadores do futuro"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório