Ministro sueco esquece-se de passaporte e falha cimeira em Kyiv
A cimeira serviu para discutir a entrada da Ucrânia na União Europeia.

© Getty Images

Mundo Ucrânia
A primeira cimeira fora da União Europeia de ministros dos Negócios Estrangeiros do bloco comunitário está a decorrer em Kyiv, mas o evento teve de avançar com algumas baixas. O ministro húngaro faltou por ligações à Rússia e dois ministros, o polaco e o letão, falharam devido a baixa por Covid-19.
Mas os motivos do chefe da diplomacia sueca foram menos compreensíveis, porque Tobias Billström não conseguiu chegar à capital ucraniana por se ter esquecido do passaporte.
A notícia foi avançada pelo jornal austríaco Die Presse que, citando fontes diplomáticas, noticiou que as autoridades na fronteira entre a Polónia e a Ucrânia não deixaram Billström entrar por este ter-se esquecido da sua documentação, perdendo o comboio até Kyiv.
Será possível que, até à Polónia, o ministro dos Negócios Estrangeiros sueco não terá notado pela falta do documento porque, estando no espaço da União Europeia, não precisava de passaporte.
A cimeira dos ministros em Kyiv serviu como uma demonstração de solidariedade para com a Ucrânia, para discutir os próximos apoios financeiros e militares ao governo ucraniano na luta contra a invasão russa, e também a candidatura da Ucrânia à União Europeia - algo que os chefes de governo do bloco comunitário tem mostrado relutância em acelerar, preferindo que o país cumpra os critérios necessários para a entrada (que costuma demorar vários anos).
Leia Também: "Maior esperança de Putin é que o mundo se canse de apoiar a Ucrânia"
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários