Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Encerramento do governo federal dos EUA cada vez mais provável

O encerramento dos serviços do governo federal parece inevitável, depois de o presidente republicano da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, ter garantido na quinta-feira que vai rejeitar a proposta aprovada no Senado que visava evitar aquele desfecho.

Encerramento do governo federal dos EUA cada vez mais provável
Notícias ao Minuto

06:31 - 29/09/23 por Lusa

Mundo EUA

O Congresso está perante uma encruzilhada, antes de um encerramento federal disruptivo, o designado 'shutdown', que pode impedir o pagamento de salários a muitos dos dois milhões de funcionários públicos, bem como dos dois milhões de militares no ativo e reservistas, e encerrar agências governamentais.

A Câmara dos Representantes e o Senado estão a seguir caminhos diferentes em resposta a este problema, mesmo que o tempo esteja a expirar, uma vez que o limite para o final do financiamento do governo é a meia-noite de sábado.

O Senado está a trabalhar em uma proposta bipartidária que financia o governo até 17 de novembro, enquanto prosseguem as negociações orçamentais, ao mesmo tempo que garante seis mil milhões de dólares para o financiamento da Ucrânia e outro tanto para as ajudas humanitárias subsequentes aos eventos climatéricos extremos.

Já na Câmara, os problemas são evidentes, desde logo entre os próprios republicanos. Na quinta-feira de manhã, em reunião à porta fechada, McCarthy teve uma discussão forte com Matt Gaetz, eleito pelo Estado da Florida, segundo fontes presentes no encontro.

Com a sua maioria dividida, McCarthy está com problemas para conseguir apresentar um plano que evite o 'shutdown' e ter o apoio dos correligionários.

McCarthy disse aos republicanos que iria apresentar um plano na sexta-feira, ao mesmo tempo que procura que os senadores democratas lhe façam concessões.

Leia Também: Blinken reúne-se com homólogo indiano em plena crise entre Canadá e Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório