Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 16º

Congressista quer proibir bens federais designados em honra de Trump

A congressista Linda Sánchez, eleita para a Câmara dos representantes pelo Partido democrata, apresentou hoje no Congresso um projeto-lei destinado a proibir que se designem projetos, edifícios, estátuas ou terrenos públicos com o nome do ex-presidente Donald Trump (2017-2021).

Congressista quer proibir bens federais designados em honra de Trump
Notícias ao Minuto

22:29 - 28/09/23 por Lusa

Mundo EUA

"Trump é o primeiro presidente na história do nosso país acusado de crimes. Apenas este ano o presidente foi acusado em quatro casos criminais, e ainda indiciado por ter pago a uma atriz porno para comprar o seu silêncio", disse Sánchez, eleita pelo estado da Califórnia.

Outros crimes citados por Sánchez na lista de acusações contra Trump incluem a ocultação de documentos oficiais secretos e a tentativa de anular o resultado das eleições presidenciais de 2020.

"Este projeto-lei assegura que não existe glória para o ódio, num edifício, numa estátua, nem sequer no banco de uma praça", disse Sánchez.

Esta lei, caso seja promulgada, excluiria o nome de Donald J. Trump a nível federal de símbolos, monumentos, estruturas, edifícios ou terrenos públicos.

Em simultâneo, impediria a celebração "de um presidente indiciado duas vezes pela Câmara dos representantes, ou que tenha sido condenado por um crime estatal ou federal face às suas ações como funcionário do governo".

A iniciativa de Sánchez também restringiria os benefícios conferidos a um ex-presidente, incluindo pensão, despesas de viagens ou sepultura no Cemitério nacional de Arlington.

"Apesar de Trump já não exercer o cargo, deve tornar-se responsável pelas suas ações. E os contribuintes não deveriam pagar... Nunca quererei ver que estudantes do sul da Califórnia, ou noutra zona do país, se inscrevam numa escola designada em honra de um presidente traiçoeiro", acrescentou.

Leia Também: Biden e Trump alvo de candidatos republicanos no 2.º debate do partido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório