Uma jovem australiana teve de marcar uma cirurgia ao coração e aos pulmões depois de a colocação de um implante contraceptivo não ter corrido como o esperado.
De acordo com o que conta o site news.com.au, Cloe Westerway colocou o implante há dois anos, algo que já tinha feito quando tinha 15. "Tinha sido uma boa experiência", contou a jovem, agora com 22 anos, ao portal de notícias.
"Quando decidi colocar outra vez, não estava, de todo, nervosa. Parecia-me muito seguro e a clínica fá-lo várias vezes ao dia", contou ainda.
Mas foi quando começou a sentir o batimento cardíaco acelerado, sangramento excessivo, vómitos e dores, entre outros sintomas, que percebeu que algo estava mal.
Após consultar um médico, este disse-lhe que seria melhor retirar o implante - um método contraceptivo com quase 100% de eficácia. Mas os médicos descobriram aquilo de que não estavam à espera. Quando foram retirar o implante, que mede cerca de 4 centímetros, este não estava no braço, onde é colocado.
"Percebi que nunca o senti no meu braço, e é suposto sentir. Então, obviamente, não tinha sido corretamente colocado", explicou a jovem, acrescentando que nunca teve quaisquer problemas com o primeiro implante colocado.
Segundo o que os especialistas explicaram a Cloe, o dispositivo terá sido implantando diretamente na veia ou tão perto dela que a danificou, e acabou por se fundir e deslocar.
"Depois dos exames, que foram enviados para os Estados Unidos, o hospital conseguiu, finalmente, encontrar a implante numa artéria pulmonar", contou a jovem.
Para além da operação, a recuperação deverá demorar entre seis a oito semanas. "A recuperação vai ser dolorosa. Não poderei carregar nada, ou mesmo levantar-me", contou à imprensa australiana. A operação e parte da recuperação terá lugar no Victorian Heart Hospital, em Melbourne.
Leia Também: Associação critica desinvestimento na educação sexual