Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Bilhete para peça onde foi morto Lincoln vendido por quase 250 mil euros

O presidente dos EUA que assinou a abolição da escravatura foi assassinado durante uma peça de teatro em abril de 1865.

Bilhete para peça onde foi morto Lincoln vendido por quase 250 mil euros
Notícias ao Minuto

15:58 - 26/09/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

O assassinato de Abraham Lincoln continua a fazer correr tinta mais de 157 anos depois. A morte do antigo presidente foi um dos momentos mais marcantes da política norte-americana, depois de anos de guerra civil e de luta pela emancipação dos escravos negros e, em 2023, está no centro de um curioso leilão em Boston.

Um bilhete para a peça de teatro 'Our American Cousin', que Lincoln foi assistir no dia da sua morte, a 14 de abril de 1865, foi vendido por 262.500 dólares (mais de 247 mil euros) em Boston.

O ingresso, que consiste apenas na parte da esquerda do papel (o restante terá sido rasgado à entrada), tem a data e o nome da peça, e os detentores originais do bilhete assistiram à comédia numa das primeiras filas do Ford Theatre, em Washington D.C..

Segundo explicou a leiloeira RR Auction à NBC News, os apontamentos escritos à mão, a forma como está delineada a data e outros detalhes são compatíveis com o único outro bilhete conhecido desse dia, que se encontra protegido por uma livraria na universidade de Harvard.

Abraham Lincoln foi assassinado durante o terceiro ato da peça, pouco depois das 22 horas. Os registos da altura falam de um Lincoln com boa disposição, a gostar da comédia e a aproveitar algum tempo livre depois de anos de conflito, de guerra civil, de profundo envelhecimento e tragédia pessoal e de um mandato que ficou marcado pela proclamação da emancipação dos escravos afro-americanos.

John Wilkes Booth foi o responsável por aquele que ainda é considerado como um dos mais importantes e melhores presidentes da história dos Estados Unidos da América. Booth entrou à socapa no teatro e no camarote presidencial, aproveitou um momento de gargalhada do público e atingiu Lincoln na cabeça.

Booth acabaria por saltar para o palco e fugir pelas traseiras. Foi descoberto passados 12 dias e prontamente abatido pelas autoridades na altura. Já o presidente foi declarado morto no dia seguinte ao ataque.

Leia Também: Nota de 10 mil dólares de 1934 vendida por 480 mil em leilão nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório