Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
MIN 9º MÁX 14º

"Boa notícia". Zelensky anuncia chegada de tanques de guerra Abrams

Os primeiros tanques de guerra norte-americanos Abrams chegaram à Ucrânia, anunciou hoje o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudando a "boa notícia".

"Boa notícia". Zelensky anuncia chegada de tanques de guerra Abrams
Notícias ao Minuto

14:18 - 25/09/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Os Abrams já estão na Ucrânia e preparam-se para reforçar as nossas brigadas", escreveu Zelensky na rede social Telegram.

A entrega destes tanques de guerra a Kiev foi anunciada na semana passada pelo Presidente dos EUA, Joe Biden, durante uma visita de Zelensky à Casa Branca, onde o chefe de Estado ucraniano foi pedir apoio adicional para a contraofensiva que tenta libertar os territórios ocupados pela Rússia.

"Na próxima semana, os primeiros tanques Abrams americanos serão entregues à Ucrânia", garantiu Biden na quinta-feira passada, na presença do Presidente ucraniano, que fazia a sua segunda visita a Washington desde o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Biden também anunciou novo pacote de assistência militar a Kyiv, estimada pelo Pentágono num valor equivalente a cerca de 300 milhões de euros.

Os Estados Unidos prometeram um total de 31 tanques Abrams à Ucrânia, equipados com munições de urânio empobrecido de 120 mm, que são muito eficazes contra equipamento blindado, mas também são controversas devido aos riscos tóxicos para os militares e para a população.

Leia Também: Lavrov classifica Ocidente de "império de mentiras" mas não menciona Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório