Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

UE envia mais um milhão de euros para o Paquistão um ano após as cheias

A União Europeia (UE) disponibilizou hoje uma verba de mais de um milhão de euros para ajudar o Paquistão a fazer face aos estragos causados pelas inundações que afetaram o país em 2022.

UE envia mais um milhão de euros para o Paquistão um ano após as cheias
Notícias ao Minuto

12:15 - 25/09/23 por Lusa

Mundo União Europeia

A verba, segundo um comunicado, destina-se a ajudar cerca de 900 mil pessoas -- afetadas direta ou indiretamente --, que deixaram, há um ano, um terço do país submerso.

Esta dotação, que se destina às quatro províncias mais atingidas pelas cheias - Baluchistão, Sindh, Punjab e Khyber Paktunkhwa - será utilizada para prestar assistência humanitária, em vários domínios, às pessoas que permanecem deslocadas, bem como às que regressaram ao seu local de origem, tendo em conta o nível de danos causados às casas e aos serviços básicos essenciais, como a água e o saneamento ou a saúde.

Com a aproximação do inverno, adianta o comunicado, será dada prioridade à assistência pecuniária polivalente, aos abrigos e aos artigos não alimentares. Em julho, a Comissão Europeia tinha já disponibilizado uma verba de 16,5 milhões de euros para ajudar as populações mais vulneráveis, afetadas pelos desastres naturais, mas também pelos conflitos no país.

As cheias mataram pelo menos pelo menos 1 136 pessoas no Paquistão no verão de 2022.

Leia Também: Paquistão adia eleições gerais para final de janeiro de 2024

Recomendados para si

;
Campo obrigatório