Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Deputados de partido pró-russo presos na Moldova por financiamento ilegal

A justiça moldava ordenou hoje a detenção de dois deputados do partido de oposição pró-russo Renascimento por financiamento ilegal, adiantou o partido aos meios de comunicação social russos.

Deputados de partido pró-russo presos na Moldova por financiamento ilegal
Notícias ao Minuto

17:48 - 23/09/23 por Lusa

Mundo Moldova

Os deputados Alexandr Nesterovski e Irina Lozovan vão ficar 30 dias em prisão preventiva, decisão da qual os seus advogados planeiam recorrer.

Na sexta-feira, a polícia realizou buscas na sede do Renascimento, acusado de ser um mero satélite do partido Shor que, em junho, foi dissolvido.

Alguns apoiantes do partido pró-russo manifestaram-se diante do Tribunal de Chisinau, capital do país, e pediram a demissão da Presidente da Moldova, Maia Sandu.

Esta semana, o parlamento da Moldova aprovou o pedido do Ministério Público (MP) para levantar a imunidade parlamentar a Nesterovski e Lozovan por receberem financiamento do Shor.

Estes dois deputados deixaram, em março, o Partido dos Socialistas, líder da oposição moldava e que conta com o apoio do Kremlin, e passaram para o Renascimento.

O líder de Shor, o oligarca exilado em Israel Ilon Shor, foi condenado a 15 anos de prisão por corrupção, após os quais foi privado do título de deputado que ocupava apesar de viver no estrangeiro.

Nos últimos meses, Shor e Renascimento realizaram vários atos de protesto contra Sandu, que mantém relações "extremamente tensas" com Moscovo.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, garantiu que o Ocidente pretende transformar a Moldova na "próxima Ucrânia" e acusou Sandu de estar "ansiosa" por aderir à NATO.

A Moldova tem estado na dianteira da luta contra a intervenção militar russa desde o início da guerra na Ucrânia e acolheu, até então, centenas de milhares de refugiados ucranianos.

Leia Também: NATO defende relação "mais próxima" de Moldova com famílias europeias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório