McCarthy cede a republicanos mais à direita mas plano com 'cortes' falha
O líder da Câmara dos Representantes norte-americana, Kevin McCarthy, apresentou um plano de cortes na despesa para evitar uma paralisação do governo federal, correspondendo às expectativas da ala mais à direita dos republicanos, mas este foi derrubado rapidamente.

© Getty Images

Mundo EUA
A mais recente tentativa de McCarthy para avançar com uma lei de defesa foi derrubada por um grupo de republicanos, que se recusaram a votar a favor.
A votação-teste para fazer avançar o projeto de lei falhou, por 212-216, quando um conjunto de republicanos se juntou aos democratas para o impedir.
Mais uma vez, após a terceira tentativa falhada de McCarthy, a câmara baixa do Congresso norte-americano voltou a congelar novamente, noticiou a agência Associated Press (AP).
A estratégia de McCarthy de ceder aos republicanos mais à direita parece apenas encorajá-los, à medida que um conjunto de congressistas, instados por Donald Trump, candidato à nomeação do Partido Republicano para as presidenciais de 2024, atropelam a sua própria maioria na Câmara dos Representantes.
Trump instou os conservadores a manterem a linha contra os níveis de financiamento mais elevados que McCarthy tinha acordado com o Presidente democrata Joe Biden no início deste ano e a encerrar as acusações criminais federais contra ele.
A paralisação federal está iminente, com o aproximar de 30 de setembro, o final do atual ano orçamental, caso o Congresso não consiga aprovar os projetos de lei necessários para financiar o governo, ou aprovar uma medida de curto prazo para manter Washington a funcionar enquanto as negociações prosseguem.
A Casa Branca e os democratas, juntamente com alguns republicanos, alertam que um encerramento seria devastador para os cidadãos que dependem do seu governo para os serviços diários e minaria a posição dos EUA no mundo.
Avançar com o projeto de lei de defesa deveria ser uma forma de McCarthy construir uma boa base entre a maioria do Partido Republicano na Câmara dos Representantes, enquanto tenta aprovar um projeto de lei mais temporário apenas para manter o Governo em funcionamento.
Leia Também: EUA. Kevin McCarthy procura apoio para evitar paralisação do governo
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários