Meteorologia

  • 03 DEZEMBRO 2023
Tempo
15º
MIN 7º MÁX 16º

Polícia indemnizada em 90 mil euros após assédio por parte dois colegas

Agentes descredibilizavam trabalho da mulher, que chegou ao ponto de precisar de apoio psicológico.

Polícia indemnizada em 90 mil euros após assédio por parte dois colegas
Notícias ao Minuto

10:31 - 21/09/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O tribunal espanhol de Puerto del Rosario exigiu que uma agente da polícia fosse indemnizada em 90 mil euros em consequência dos abusos de que foi alvo por parte de dois colegas, um deles de um cargo superior.

Num despacho a que o ABC teve acesso, o juiz deu razão à queixa apresentada pela mulher contra os outros dois polícias, declarando que estes violaram o seu direito à integridade física e moral e à igualdade e não discriminação em razão do sexo, tendo a mulher "sofrido assédio contínuo no local de trabalho", o qual foi "claramente" provado.

De acordo com o relato dos factos provados, os problemas começaram quando a agente de polícia chegou ao gabinete de emissão de bilhetes de identidade e passaportes na cidade canária de Tuineje. Devido à sua categoria profissional, ocupou o cargo de chefe do grupo operativo, o que implicou a exoneração de um destes colegas, que até então desempenhava as funções de chefe. A troca de lugares não caiu bem junto dos profissionais que já ali se encontravam, tendo-se desencadeado uma  série de ações que visavam prejudicar e descredibilizar o trabalho da mulher, que chegou mesmo a ser despromovida. 

Depois de consultar um psicólogo da Polícia Nacional, a mulher acabou por pedir baixa por "perturbação de ansiedade generalizada", apontando para "um sentimento de hostilidade para com ela por parte do 'comando'". Mais concretamente, queixou-se de "uma carga de trabalho excessiva devido a uma distribuição injusta das tarefas", de se sentir "controlada/bloqueada na realização do seu trabalho" e de sentir "num vazio". 

O juiz considerou como provada as acusações, exigindo que esta fosse indemnizada, e salientando o facto de que "a perspectiva de género não pode ser deixada de lado no presente caso", especialmente "numa força que ainda é amplamente masculinizada como a Polícia Nacional".

Leia Também: Idosa encontrada morta após filha ter caído de janela nas Astúrias

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório