Meteorologia

  • 11 OCTOBER 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 24º

Nagorno-Karabakh. Arménios exigem demissão do primeiro-ministro

Milhares denunciaram o fracasso do governo em apoiar os separatistas arménios.

Notícias ao Minuto

08:55 - 21/09/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Cessar-fogo

Vários manifestantes reuniram-se esta quarta-feira, em frente ao edifício do governo, numa manifestação de apoio aos arménios de Nagorno-Karabakh, na sequência da operação ofensiva das forças armadas do Azerbaijão na região.

Milhares reuniram-se na capital da Arménia para denunciar o fracasso do governo em apoiar os separatistas arménios em Nagorno-Karabakh, depois de a região separatista ter sido forçada a render-se pelo Azerbaijão, noticia o Al-Jazeera.

Os manifestantes reuniram-se na Praça da República, no coração de Yerevan, exigindo a demissão do primeiro-ministro Nikol Pashinyan, que presidiu à derrota do Azerbaijão numa guerra em 2020 e, agora, ao colapso final das autoridades arménias de Karabakh.

Em frente ao edifício do governo, os manifestantes debateram-se com a polícia, atiraram garrafas contra o edifício e teceram criticas ao primeiro-ministro, apelando à sua destituição.

Recorde-se que o Azerbaijão confirmou na manhã de quarta-feira um cessar-fogo em Nagorno-Karabakh, anunciado pelos separatistas arménios no enclave sob mediação da Rússia. E os separatistas aceitaram negociar a reintegração com o Azerbaijão a partir desta quinta-feira.

O Azerbaijão garante que quer uma "reintegração pacífica" de Nagorno-Karabakh e que uma reunião do Conselho de Segurança da ONU seria "ineficaz e prejudicial", após a sua vitória relâmpago contra os separatistas arménios deste território disputado há décadas.

Leia Também: Putin revela mediação entre Azerbaijão e separatistas de Nagorno-Karabakh

Recomendados para si

;
Campo obrigatório