Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

PAM lança apelo a uma ajuda de emergência de quase 588 milhões à RDCongo

O Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas lançou hoje um apelo a uma ajuda de emergência de cerca de 630 milhões de dólares (587,7 milhões de euros) à República Democrática do Congo (RDCongo).

PAM lança apelo a uma ajuda de emergência de quase 588 milhões à RDCongo
Notícias ao Minuto

16:38 - 20/09/23 por Lusa

Mundo Nações Unidas

Segundo o PAM, a estação das chuvas está a tornar a vida das pessoas deslocadas no leste daquele país africano ainda mais insuportável.

Além disso, estima que 3,6 milhões de pessoas necessitam da sua assistência em Ituri, Kivu do Norte e Kivu do Sul, as três províncias congolesas mais afetadas pela violência armada durante várias décadas.

"As condições de vida das pessoas alojadas nos campos, que fugiram dos conflitos (...), tornaram-se desastrosas com a chegada da estação das chuvas", escreve o PAM num comunicado de imprensa divulgado em Kinshasa, capital do país.

"As famílias abrigam-se sob capas de lona sustentadas por finos galhos de madeira", explica o texto, que descreve "condições inabitáveis".

Além de "agravar a insegurança alimentar, as más condições de higiene agravam a crise sanitária", continua, lembrando que "a cólera é galopante nos campos" de deslocados.

"Devido à má qualidade das infraestruturas rodoviárias, as fortes chuvas estão a dificultar as entregas de alimentos", indica ainda a agência da ONU.

A estas dificuldades, sublinha, juntam-se "a insegurança causada pelos grupos armados (...), que afeta o acesso às principais rotas de abastecimento".

O PAM afirma ter "fortalecido as suas capacidades" nos últimos meses, mas diz que lhe "faltam recursos", especialmente para ajudar as "comunidades de acolhimento" dos deslocados.

Segundo aquela agência da ONU, "são urgentemente necessários 629,7 milhões de dólares para manter e aumentar a ajuda vital" nas províncias de Ituri, Kivu Norte e Kivu Sul.

Leia Também: Procura de energia limpa conduz a graves violações de direitos na RDCongo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório