Um agente da polícia foi detido e despedido, na segunda-feira, depois de deixar o filho de dois meses trancado no carro durante três horas, num dia em que a temperatura máxima atingiu os 34 graus Celsius, na região de San Antonio, no estado norte-americano do Texas.
O bebé foi encontrado inconsciente dentro do carro, por volta das 13 horas, tendo sido levada de imediato para o hospital. Na terça-feira, a criança continuava em estado crítico, segundo avançou a televisão local WOAI, uma filial da NBC News em San Antonio.
A polícia do condado de Bexar anunciou a detenção do agente, Antonio Almaraz, de 31 anos, pai da criança, apontando que este deu versões diferentes do incidente. Ao que as autoridades puderam concluir, Almaraz foi a uma consulta de rotina pelas 9 horas e voltou a casa pouco depois das 10 horas, deixando a criança no interior com o carro desligado e as janelas e portas trancadas.
A criança ficou cerca de três horas fechada e o Serviço Meteorológico Nacional norte-americano referiu que, na segunda-feira, foram registadas temperaturas de cerca de 34 graus Celsius.
Mainly dry and warm conditions will prevail for the next several days. pic.twitter.com/1ILFfpNqcq
— NWS Austin/San Antonio (@NWSSanAntonio) September 18, 2023
Almaraz foi despedido na sequência do incidente, sendo que a NBC News nota que este fora contratado no dia 20 de fevereiro e ainda se encontrava no período de experiência. O agente foi formalmente acusado de negligência infantil e de colocar uma criança em risco de vida.
"Dada a quantidade de avisos à comunidade em relação a deixar crianças abandonadas em veículos, não há uma desculpa válida para o que aconteceu", afirmou o chefe do departamento policial
Segundo os dados da administração de segurança rodoviária, cerca de 40 crianças morrem por ano nos Estados Unidos devido ao calor após serem deixadas presas no interior de um carro. Nos últimos 25 anos, mais de 950 crianças morreram nestas condições.
Leia Também: Qual é o pai que se esquece da filha dentro do carro? "Qualquer um"