Fim de acompanhamento
Inês Frade Freire | há 5 dias
Boa noite. Terminamos por agora o nosso acompanhamento AO MINUTO sobre os principais acontecimentos relacionados com a guerra na Ucrânia. Voltaremos na segunda-feira com todas as notícias sobre o conflito no leste da Europa.
"Muito bem". Zelenskyy elogia tropas que recapturaram Klishchiivka
Inês Frade Freire | há 5 dias
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deu os parabéns aos membros das forças armadas que recapturaram Klishchiivka, este domingo.
"Hoje, gostaria de elogiar os soldados que estão a devolver, passo a passo, o território da Ucrânia na zona de Bakhmut", referiu, no seu discurso diário. "Klishchiivka! Muito bem!", acrescentou ainda.
Zelensky agradeceu ainda "a todos os que se mantêm firmes desde Kupiansk até à margem esquerda de Kherson".
Rússia diz ter abatidos drones ucranianos na Crimeia
Inês Frade Freire | há 5 dias
O Ministério da Defesa russo revelou que abateu três drones ucranianos sobre sobre o sudoeste da Crimeia, este domingo, citado pela Sky News.
Além disso, o governador de Belgorod deu conta ainda que a cidade tinha sido alvo de bombardeamentos ucranianos. "A vila de Kozinka [no] distrito urbano de Grayvoronsky foi atacada pelas Forças Armadas Ucranianas", referiu Vyacheslav Gladkov.
Segundo Gladkov, "não há registo de vítimas".
Forças de Kyiv preparam cerco em Bakhmut enquanto avançam para sul
Lusa | há 5 dias
As forças ucranianas estão a tentar apertar o cerco em torno de Bakhmut, enquanto continuam a dirigir-se lentamente para sul, onde enfrentam feroz resistência russa.
"As operações militares mais ativas estão atualmente a ser conduzidas na direção de Bakhmut", disse no Telegram a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, citada pela agência Efe.
As forças ucranianas estão a tentar apertar o cerco em torno de Bakhmut, enquanto continuam a dirigir-se lentamente para sul, onde enfrentam feroz resistência russa.
Lusa | 18:14 - 17/09/2023
Ucrânia diz ter recapturado Klishchiivka, a sul de Bakhmut
Inês Frade Freire | há 5 dias
As forças ucranianas recapturaram Klishchiivka, este domingo, menos de 48 horas depois de terem libertado a aldeia de Andriivka, na linha da frente, à medida que intensificam os seus esforços para assumir o controlo de Bakhmut.
"Klishchiivka foi libertada dos russos", declarou Oleksandr Syrsky, comandante das forças terrestres ucranianas, na rede social Telegram, citada pela agência Frande Presse.
As forças ucranianas reivindicaram hoje a reconquista aos ocupantes russos de Klishchiivka, localidade taticamente relevante a sul de Bakhmut, enquanto apertam o cerco a esta cidade.
Lusa | 19:28 - 17/09/2023
“EUA fornecem armas, munições. Estão a travar uma guerra contra a Rússia”
Inês Frade Freire | há 5 dias
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, referiu que os Estados Unidos controlam as ações militares na Ucrânia, acrescentando que Washington está, de facto, a travar uma guerra contra a Rússia através do fornecimento de armas.
"Não importa o que digam, eles [os EUA] controlam esta guerra, fornecem armas, munições, informações de inteligência, dados de satélites. Estão a travar uma guerra contra nós", afirmou, num comentário no programa 'Moscovo. Kremlin. Putin', transmitido pelo canal de televisão Rossiya-1 e citado pela TASS.
As palavras são do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov.
Notícias ao Minuto | 17:30 - 17/09/2023
Agricultor ucraniano morre após trator embater contra mina em Kherson
Daniela Filipe | há 5 dias
Um agricultor morreu e outro ficou ferido, este domingo, depois de um trator ter embatido contra uma mina num campo em Kherson.
"Volto a apelar aos habitantes da região. Não iniciem nenhum trabalho até que os campos tenham sido inspecionados. Cuidem da vossa segurança", alertou o governador de Kherson, Oleksandr Prokudin, através da rede social Telegram.
O responsável explicou que o homem, de 45 anos, sofreu ferimentos na cabeça, no olho direito e no peito, além de queimaduras de terceiro grau e um "trauma abdominal contuso", tendo morrido a caminho do hospital.
Um jovem de 26 anos também ficou ferido, tendo sido hospitalizado.
Um jovem de 26 anos também ficou ferido, tendo sido hospitalizado.
Notícias ao Minuto | 18:39 - 17/09/2023
Kadyrov doente? Líder surge em novo vídeo e aconselha: "Deem um passeio"
Daniela Filipe | há 5 dias
Face às notícias que têm dado conta do seu estado de saúde, o líder da república russa da Chechénia, Ramzan Kadyrov, surgiu, este domingo, num novo vídeo, tendo aconselhado “todos os que não conseguem distinguir a verdade das mentiras na Internet” a dar “um passeio”.
“Aconselho vivamente todos os que não conseguem distinguir a verdade das mentiras na Internet a que deem um passeio ao ar livre e coloquem os pensamentos em ordem. A chuva é maravilhosamente revigorante”, escreveu, na publicação da rede social Telegram que acompanhou dois vídeos do líder de 46 anos ao ar livre.
Mísseis atingem fábrica de reparação de veículos blindados em Kharkiv
Lusa | há 5 dias
Mísseis russos atingiram uma fábrica de reparação de veículos blindados ucranianos na região de Kharkiv, anunciou hoje o Ministério da Defesa russo, enquanto um armazém de cereais foi também atingido na cidade de Odessa, segundo as autoridades ucranianas.
"Na zona da cidade de Kharkiv, um ataque com mísseis atingiu as oficinas da fábrica de blindados onde se realizava a reparação e restauração de veículos blindados das Forças Armadas da Ucrânia", adiantou o Ministério russo em comunicado.
Ucrânia, Sudão e Haiti entre desafios da ONU para 2024
Lusa | há 5 dias
Os conflitos na Ucrânia, Sudão e Haiti estão entre os dez principais desafios que as Nações Unidas (ONU) terão de enfrentar em 2024, antevê o International Crisis Group, que salienta a perda de "influência política" da Organização.
A poucos dias do início do debate anual da Assembleia Geral da ONU, marcado para dia 19, o International Crisis Group (ICG), uma organização independente voltada para a resolução e prevenção de conflitos armados internacionais, fez em relatório uma antevisão dos principais desafios da ONU, sublinhando que 2023 está a ser um ano difícil para a organização, muito devido ao aumento das tensões entre as grandes potências, e que as dificuldades deverão aumentar nos próximos meses.
Visita de Kim Jong-un à Rússia chega ao fim
Daniela Filipe | há 5 dias
A visita do líder norte-coreano, Kim Jong-un, à Rússia chegou ao fim. O responsável embarcou num comboio rumo à estação de Khasan, na fronteira com a Coreia do Norte, esta manhã de domingo.
"Temos de nos preparar para uma longa guerra na Ucrânia"
Daniela Filipe | há 5 dias
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, advertiu que não há um fim à vista para o conflito na Ucrânia, aconselhando a que o mundo se prepare para "uma longa guerra" naquele país invadido pela Rússia.
"A maioria das guerras dura mais do que o esperado quando começam. Portanto, temos de nos preparar para uma longa guerra na Ucrânia”, disse Stoltenberg numa entrevista ao grupo de comunicação alemão Funke, divulgada este domingo.
Ucrânia lança drones contra a Crimeia e Moscovo, segundo a Rússia
Daniela Filipe | há 5 dias
A Rússia terá impedido um ataque com drones levado a cabo pela Ucrânia contra a Crimeia, que terá também procurado atacar Moscovo, na manhã deste domingo.
De acordo com a agência Reuters, que não pôde confirmar a veracidade das informações fornecidas pelas autoridades russas, o tráfego aéreo de Moscovo foi interrompido, tendo sido também registado um incêndio numa petrolífera no sul do país.
Ataque russo atinge infraestrutura agrícola em Odessa
Daniela Filipe | há 5 dias
Um ataque de drones e de mísseis russos terá atingido uma infraestrutura agrícola em Odessa, na manhã deste domingo, segundo a Força Aérea da Ucrânia.
Citada agência Reuters, a mesma fonte deu conta de que a Rússia lançou seis drones Shahed de fabrico iraniano e 10 mísseis de cruzeiro, tendo o exército ucraniano destruído seis drones e seis mísseis antes que atingissem o alvo.
Pyongyang e Moscovo discutem "coordenação estratégica e tática"
Lusa | há 5 dias
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, discutiram no sábado o reforço da "coordenação estratégica e tática" dos exércitos dos dois países, informaram 'media' da Coreia do Norte.
Depois de Kim ter inspecionado bombardeiros estratégicos e mísseis hipersónicos Kinzhal e de ter visitado um quartel da Frota do Pacífico, perto da cidade de Vladivostok, no extremo oriente russo, Shoigu ofereceu um almoço ao líder norte-coreano, escreveu a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.
Shoigu expressou, durante o evento, "vontade de aprofundar ainda mais a amizade e a cooperação entre os ministérios da Defesa dos dois países".
Embaixadora ucraniana no México condena participação russa em desfile
Lusa | há 6 dias
A embaixadora da Ucrânia no México condenou, no sábado, a participação de um contingente do exército russo no desfile militar para assinalar a independência do país latino-americano.
"O Desfile Cívico Militar na CDMX [Cidade do México], manchado pela participação de um regimento russo: as botas e mãos de criminosos de guerra estão manchadas de sangue", escreveu Oksana Dramaretska numa publicação na rede social X (antigo Twitter).
Dois cargueiros civis atracaram num porto ucraniano para carregar cereais
Lusa | há 5 dias
O chefe do Governo da Ucrânia, Olexander Kubrakov, informou no sábado que dois navios cargueiros civis atracaram num porto ucraniano no Mar Negro, sendo a primeira vez que isso aconteceu desde que a Rússia fechou o acordo dos cereais.
As companhias de navegação às quais pertencem os navios esclareceram que estes fizeram escala no porto de Chornomorsk, para carregar cerca de 20 mil toneladas de trigo com destino a países africanos e asiáticos, explicou Kubrakov via Facebook.
Para recordar
Daniela Filipe | há 5 dias
- A Comissão Europeia garantiu estar a acompanhar as consequências para os negócios agrícolas da entrada de cereais ucranianos na União Europeia (UE), após a oposição da Hungria e Polónia ao fim de restrições anunciado pela instituição. "A Comissão Europeia continuará a acompanhar a situação e está pronta a introduzir restrições se a situação do mercado o justificar, por isso continuará em contacto com os Estados-membros", declarou o vice-presidente executivo da Comissão Europeia com a pasta do Comércio.
- Um tribunal ucraniano decretou 60 dias de prisão, sem possibilidade de pagamento de fiança, para ex-ministro suspeito de "abraçar sentimentos pró-russos" e de cometer traição, noticiou na sexta-feira a televisão estatal ucraniana Suspilne. O deputado Nestor Shufrich é acusado de ter ligações a um outro parlamentar em fuga que é acusado de trabalhar para os serviços de segurança da Rússia, incentivando o separatismo pró-russo no leste da Ucrânia, anunciou a emissora, citada pela agência de notícias Europa Press.
- O antigo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, na sexta-feira, que a invasão da Rússia na Ucrânia não teria acontecido caso estivesse no poder. "Pouco depois de ganhar a presidência, terei resolvido a horrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Nunca teria acontecido se eu lá estivesse", referiu Trump, citado pela CNN Internacional, ao discursar na Cimeira Nacional da Concerned Women for America, em Washington DC.
- O principal oficial militar norte-americano considerou que a Coreia do Norte pode ter capacidade para aumentar o fornecimento de munições de artilharia à Rússia, mas que isso faria pouca diferença na guerra contra a Ucrânia. Na Noruega, onde vai participar nas reuniões da NATO que começaram hoje e se concentrarão no conflito na Europa, o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto das forças norte-americanas, disse que a recente reunião na Rússia entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente russo, Vladimir Putin, provavelmente levará a Coreia do Norte a fornecer munições de artilharia de 152 mm da era soviética a Moscovo.
Início de cobertura
Daniela Filipe | há 6 dias
Bom dia. Retomamos a cobertura AO MINUTO sobre a guerra na Ucrânia. Poderá recordar o registo anterior na ligação abaixo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.
Notícias ao Minuto | 07:51 - 16/09/2023
Comentários
Regras de conduta dos comentários