Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
35º
MIN 20º MÁX 37º

Sismo em Marrocos. Timor-Leste aprova ajuda de 2,5 milhões de dólares

O Governo timorense aprovou hoje uma doação de 2,5 milhões de dólares (2,33 milhões de euros) para apoio às vítimas do terramoto em Marrocos, expressando a sua "profunda solidariedade" com o país.

Sismo em Marrocos. Timor-Leste aprova ajuda de 2,5 milhões de dólares
Notícias ao Minuto

10:54 - 13/09/23 por Lusa

Mundo Marrocos

A doação, aprovada em Conselho de Ministros, destina-se "a apoiar na resposta às necessidades provocadas pela destruição causada pelo terramoto de magnitude 6,8 que atingiu este país na noite de sexta-feira, dia 8 de setembro", refere um comunicado.

O sismo que atingiu Marrocos a 08 de setembro causou mais de 2.900 mortos e mais de 5.500 feridos e provocou danos generalizados na região de Marraquexe.

Num comunicado à imprensa, o Governo de Timor Leste expressa "a sua profunda solidariedade para com o povo e o Governo do Reino de Marrocos que sofrem os efeitos do terramoto", o mais mortífero de sempre naquele país.

O primeiro-ministro, Xanana Gusmão, enviou uma carta de condolências ao rei marroquino, Mohammed VI, onde expressou a solidariedade de Timor-Leste, garantindo que o país "está pronto para fornecer qualquer assistência adicional que possa ser necessária".

"Aguardamos com expectativa trabalhar em estreita colaboração com seu Governo nos próximos dias e semanas", refere a carta.

O tremor de terra, cujo epicentro se registou na localidade de Ighil, 63 quilómetros a sudoeste da cidade de Marraquexe, foi sentido em Portugal e Espanha, tendo atingido uma magnitude de 7,0 na escala de Richter, segundo o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos - o Serviço Geológico dos Estados Unidos registou uma magnitude de 6,8.

Este sismo é o mais mortífero em Marrocos desde aquele que destruiu Agadir, na costa oeste do país, em 29 de fevereiro de 1960, causando entre 12.000 e 15.000 mortos, um terço da população da cidade.

Leia Também: Marrocos. Jovens voluntários fazem chegar ajuda a povos mais necessitados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório