Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Estado da União. Bruxelas quer usar energia eólica na indústria

A Comissão Europeia vai apresentar um pacote legislativo sobre energia eólica para, num trabalho em colaboração com a indústria e os Estados-membros, ter cada vez mais indústrias limpas, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.

Estado da União. Bruxelas quer usar energia eólica na indústria
Notícias ao Minuto

08:44 - 13/09/23 por Lusa

Mundo Ursula von der Leyen

No discurso, perante o Parlamento Europeu, sobre o Estado da União Europeia (UE), a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, salientou que Bruxelas vai concentrar-se "nas competências, no acesso ao financiamento e em cadeias de abastecimento estáveis".

"Mas isto é mais vasto do que um setor. Da energia eólica ao aço, das baterias aos veículos elétricos, a nossa ambição é muito clara: o futuro da nossa indústria de tecnologias limpas tem de ser feito na Europa", acrescentou.

Salientando que a indústria europeia continuará a ser apoiada na transição verde, Von der Leyen afirmou que o setor da energia solar foi afetado pelas "práticas comerciais desleais da China".

A Europa, referiu, mantém o rumo no que respeita à transição verde: "Mantemo-nos ambiciosos, mantemo-nos fiéis à nossa estratégia de crescimento e lutaremos por uma transição justa e equitativa."

Este é o quarto discurso do Estado da União de Ursula von der Leyen e o último deste mandato como líder do executivo comunitário.

O discurso sobre o Estado da União marca a cada ano, em meados de setembro, o início oficial do novo ano legislativo e ocorre na sessão plenária do Parlamento Europeu, na cidade francesa de Estrasburgo.

[Notícia atualizada às 09h32]

Leia Também: Von der Leyen discursa hoje pela última vez no mandato focada no futuro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório