Procurar

"Não vou sobreviver". As imagens do resgate de espeleólogo preso em gruta

Mark Dickey foi resgatado com sucesso na quinta-feira (às 00h37 de sexta-feira, hora local), mas o seu estado de saúde levou-o a perder a esperança, a dado momento.

"Não vou sobreviver". As imagens do resgate de espeleólogo preso em gruta "Não vou sobreviver". As imagens do resgate de espeleólogo preso em gruta
Anterior Seguinte
Galeria

15 Fotos

© Reuters

Notícias ao Minuto
12/09/2023 08:58 ‧ há 2 anos por Notícias ao Minuto

Mundo

Turquia

O espeleólogo norte-americano que estava preso na Gruta de Morca, no sul da Turquia, confessou que, à medida que o seu estado de saúde piorava, pensou que não ia sobreviver.

Mark Dickey, de 40 anos, sofreu uma hemorragia gastrointestinal no sábado, dia 2 de setembro, enquanto se encontrava a 1.120 metros de profundidade. O homem foi resgatado com sucesso na quinta-feira (às 00h37 de sexta-feira, hora local), mas o seu estado de saúde levou-o a perder a esperança, a dado momento.

“É maravilho estar à superfície novamente. Estive debaixo da terra demasiado tempo do que o esperado, com um problema médico inesperado. O único sentimento que tinha era esta curva de ‘Será que vou sobreviver? Não é assim tão grave. Não vou morrer. Estou a deitar algum sangue, mas é bacteriano, é uma infeção’”, começou por dizer o explorador, em declarações à imprensa, citado pela agência Reuters.

E prosseguiu: “Depois comecei a vomitar sangue, e comecei a deitar sangue em maior quantidade. Depois comecei a perder a consciência e cheguei a um ponto em que pensei, ‘não vou sobreviver’”, confessou.

Os pais do norte-americano, Debbie e Andy Dickey, apontaram que a comunidade internacional de espeleologia "permitiu que Mark deixasse a Gruta de Morca e recebesse tratamento médico num hospital", tendo expressado um “alívio incrível” pelo resgate do filho, segundo a BBC.

“Mark é forte e acreditámos na sua força, mas sabíamos perfeitamente que ele precisava urgentemente de apoio tremendo e imediato”, complementaram.

Dickey coliderava uma equipa que pretendia mapear uma nova passagem na gruta quando se sentiu mal. Contudo, a sua condição melhorou depois de receber uma transfusão de sangue, tendo sido, depois, amarrado a uma maca e transportado até à superfície lentamente.

“Sei que a resposta rápida do governo turco para obter os produtos médicos de que precisava, na minha opinião, salvou a minha vida”, disse. "Estava muito perto do limite."

A operação de resgate contou com pelo menos 200 operacionais, de acordo com a imprensa internacional.

Veja as imagens do resgate na galeria acima.

Leia Também: Já foi resgatado "com sucesso" espeleólogo preso em gruta na Turquia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10