"Não vou sobreviver". As imagens do resgate de espeleólogo preso em gruta

Mark Dickey foi resgatado com sucesso na quinta-feira (às 00h37 de sexta-feira, hora local), mas o seu estado de saúde levou-o a perder a esperança, a dado momento.

Mark Dickey
AnteriorSeguinte

© Reuters

Notícias ao Minuto
12/09/2023 08:58 ‧ 12/09/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Turquia

O espeleólogo norte-americano que estava preso na Gruta de Morca, no sul da Turquia, confessou que, à medida que o seu estado de saúde piorava, pensou que não ia sobreviver.

Mark Dickey, de 40 anos, sofreu uma hemorragia gastrointestinal no sábado, dia 2 de setembro, enquanto se encontrava a 1.120 metros de profundidade. O homem foi resgatado com sucesso na quinta-feira (às 00h37 de sexta-feira, hora local), mas o seu estado de saúde levou-o a perder a esperança, a dado momento.

“É maravilho estar à superfície novamente. Estive debaixo da terra demasiado tempo do que o esperado, com um problema médico inesperado. O único sentimento que tinha era esta curva de ‘Será que vou sobreviver? Não é assim tão grave. Não vou morrer. Estou a deitar algum sangue, mas é bacteriano, é uma infeção’”, começou por dizer o explorador, em declarações à imprensa, citado pela agência Reuters.

E prosseguiu: “Depois comecei a vomitar sangue, e comecei a deitar sangue em maior quantidade. Depois comecei a perder a consciência e cheguei a um ponto em que pensei, ‘não vou sobreviver’”, confessou.

Os pais do norte-americano, Debbie e Andy Dickey, apontaram que a comunidade internacional de espeleologia "permitiu que Mark deixasse a Gruta de Morca e recebesse tratamento médico num hospital", tendo expressado um “alívio incrível” pelo resgate do filho, segundo a BBC.

“Mark é forte e acreditámos na sua força, mas sabíamos perfeitamente que ele precisava urgentemente de apoio tremendo e imediato”, complementaram.

Dickey coliderava uma equipa que pretendia mapear uma nova passagem na gruta quando se sentiu mal. Contudo, a sua condição melhorou depois de receber uma transfusão de sangue, tendo sido, depois, amarrado a uma maca e transportado até à superfície lentamente.

“Sei que a resposta rápida do governo turco para obter os produtos médicos de que precisava, na minha opinião, salvou a minha vida”, disse. "Estava muito perto do limite."

A operação de resgate contou com pelo menos 200 operacionais, de acordo com a imprensa internacional.

Veja as imagens do resgate na galeria acima.

Leia Também: Já foi resgatado "com sucesso" espeleólogo preso em gruta na Turquia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas