Líder dos sérvios bósnios retira ameaças de detenção a alto representante

O presidente da Republika Srpska (RS), Milorad Dodik, recuou hoje nas ameaças que tinha feito sobre a detenção e expulsão do alto representante internacional, Christian Schmidt, caso este fizesse uma deslocação ao território da entidade sérvia bósnia.

Notícia

© Getty Images

Lusa
10/09/2023 23:02 ‧ 10/09/2023 por Lusa

Mundo

Sérvios bósnios

"Não faremos um recurso à força" contra Schmidt, assegurou o chefe político dos sérvios bósnios, considerado próximo do Kremlin (Presidência russa), citado pela cadeia televisiva local RTRS.

Na semana passada, Dodik declarou em Banja Luka, principal cidade da RS no norte da Bósnia-Herzegovina, estar a preparar "um decreto" sobre a forma de reenviar e deter o alto representante internacional caso este se deslocasse ao território da RS.

Na mesma ocasião, Milorad Dodik afirmou que tal decreto ia atribuir à polícia da entidade sérvia a função de "expulsar" o alto representante, que possui poderes excecionais -- incluindo a revogação e leis e a demissão de dirigentes políticos -- e teoricamente responsável pelo respeito do acordo de paz de 1995.

Apesar do recuo, o chefe político dos sérvios bósnios reiterou hoje que Schmidt "não é bem-vindo à RS e às suas instituições", e prometeu que "um dia" o alto representante será afastado.

Dodik já assinalou previamente que caso exista uma tentativa de impor as decisões de Schmidt nas áreas controladas pelos sérvios bósnios será declarada "de imediato a independência" do restante território da Bósnia-Herzegovina.

Diversos procuradores bósnios estão envolvidos na preparação de um processo contra Dodik devido às suas "ações separatistas" e por desafio às decisões de Schmidt, arriscando até cinco anos de prisão caso seja condenado num tribunal bósnio com base nessas acusações.

As tensões internas agravaram-se em junho passado, quando o Tribunal Constitucional bósnio, que inclui dois magistrados sérvios bósnios, quatro da entidade croato-muçulmana e três representantes estrangeiros, ter decidido que pode tomar decisões sem a presença dos juízes sérvios bósnios.

A instância judicial alegou que as autoridades sérvias bósnias pretendem bloquear o trabalho da instituição, uma vez que um dos juízes atingiu a idade de reforma e o outro pretende retirar-se num curto prazo, sem que existisse a indicação de substitutos.

Dodik assegura que este tribunal pretende favorecer os bosníacos (muçulmanos) em detrimento dos dois restantes "povos constituintes" reconhecidos pelo acordo de Dayton (sérvios e croatas locais), e que a nova lei permanecerá em vigor até à aprovação de uma nova norma sobre o Constitucional bósnio.

O atual alto representante internacional para a Bósnia-Herzegovina, que possui poderes especiais, tem advertido a RS sobre a aplicação de sanções devido às alegadas derivas separatistas.

Schmidt foi designado em julho de 2021 pelo Conselho de Segurança da ONU, mas com os votos contra da Rússia e da China, sendo por esse motivo considerado ilegítimo pelas autoridades sérvias bósnias.

A ex-república jugoslava continua a confrontar-se com as ambições secessionistas dos sérvios bósnios e uma crescente fratura e afastamento entre os nacionalistas bosníacos muçulmanos e croatas católicos.

Os partidos nacionalistas continuam a dirigir as respetivas entidades, num cenário de profundas divisões étnicas.

Leia Também: Presidente dos sérvios bósnios veta entrada a alto representante

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas