Procurar

Sobe para 44 número de mortos causados por ciclone no sul do Brasil

O número de mortos causados pela passagem de um ciclone extratropical pelo sul do Brasil há uma semana subiu para 44 mortos, havendo ainda 46 desaparecidos e 224 feridos, segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Sobe para 44 número de mortos causados por ciclone no sul do Brasil Sobe para 44 número de mortos causados por ciclone no sul do Brasil
Anterior Seguinte
Galeria

15 Fotos

© Lusa

Lusa
10/09/2023 15:32 ‧ há 2 anos por Lusa

Mundo

Ciclone

O boletim mais recente deste departamento, citado pela agência Efe, refere que aquele fenómeno meteorológico afetou mais de 88 cidades.

O estado de Rio Grande do Sul faz fronteira com a Argentina e o Uruguai e foi o mais afetado pelas inundações, que registou 43 mortes. A 44.ª vítima registou-se no estado vizinho de Santa Catarina.

"Isto chama a nossa atenção porque fenómenos como este têm ocorrido em muitos lugares diferentes do nosso planeta", comentou o Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva sobre a tragédia, durante o seu discurso na cimeira do G20 na Índia, no domingo, cita a Efe.

A situação mais delicada continua a ser em Muçum, onde se registaram 15 mortes e onde os bombeiros ainda procuram 30 das 46 pessoas desaparecidas.

O último balanço indica que o ciclone afetou 150.341 pessoas, das quais 15.440 tiveram de abandonar temporária ou definitivamente as suas casas devido às inundações.

O ciclone deixou algumas cidades submersas, causou inundações que levaram a deslizamentos de terra e destruíram pontes, estradas e outras infraestruturas, assim como extensas plantações.

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, que está no cargo de presidente interino devido à viagem de Lula à Índia, visitou no sábado as regiões afetadas e anunciou um fundo de 56 milhões de reais (cerca de 10,8 milhões de euros) para ajudar as vítimas do ciclo.

Daquele valor, 800 reais (perto de 150 euros) serão destinados a cada pessoa afetada e 4.600 reais (cerca de 859 euros) às famílias dos agricultores afetados.

O governo brasileiro enviou um contingente de 900 pessoas para as áreas afetadas, composto por trabalhadores humanitários, profissionais de saúde e assistentes sociais.

Leia Também: Idoso morre a tentar salvar cão durante cheias no Brasil

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10