Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Primeiros tanques Leopard 1 já chegaram à Ucrânia

Os dez primeiros tanques Leopard 1, prometidos à Ucrânia pela Dinamarca, a Alemanha e os Países Baixos em fevereiro, chegaram a território ucraniano, anunciou hoje o exército dinamarquês, indicando que mais se seguirão.

Primeiros tanques Leopard 1 já chegaram à Ucrânia
Notícias ao Minuto

15:43 - 08/09/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Os três países europeus tinham anunciado no início de fevereiro o envio "nos próximos meses" de uma centena de tanques equipados com artilharia pesada para ajudar Kiev a repelir o exército russo.

"Os dez primeiros tanques foram enviados para a Ucrânia. E outros estão a ser encaminhados", disse o exército dinamarquês num comunicado, acrescentando que "mais dez foram entregues pela unidade de produção".

Os militares dinamarqueses estão a treinar na Alemanha as forças ucranianas para utilizarem estes tanques, segundo o exército.

"Não tenho dúvidas de que isso os vai ajudar na batalha em curso", declarou o comandante Gunner Arpe Nielsen, citado no comunicado.

Os Leopard 1 A5 doados pela Dinamarca foram utilizados pelo seu exército até 2005. Em 1997, o país adquiriu 51 Leopard 2 A4, desenvolvidos pela Alemanha, e desativou aqueles Leopard 1.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro de 2022 uma ofensiva militar na Ucrânia que causou, de acordo com dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e fez nos últimos 18 meses um elevado número de vítimas não só militares como também civis, impossíveis de contabilizar enquanto o conflito decorrer.

A invasão -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: Podolyak exclui mediação do Papa na guerra após afirmações "pró-russas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório