Ruben, de 15 anos, é conhecido como o 'leão mais solitário do mundo'. Viveu durante cinco anos no recinto fechado de um jardim zoológico, sem interagir com outros animais, na Arménia. Perdeu o rugido. Agora, foi (finalmente) libertado e levado para um santuário de animais selvagens, localizado na África do Sul.
Segundo a Animal Defenders International (ADI), associação que o resgatou, Ruben vivia confinado numa cela, num zoo que fechou portas, após a morte do proprietário.
As outras espécies foram levadas para outros espaços, mas nenhum deles tinha espaço para este leão que, por isso, continuou a viver por lá.
"Os leões são as espécies mais sociáveis dos grandes felinos que vivem em grupos familiares na natureza. Deve ter sido devastador para o Ruben não ter contacto ou comunicação com outros leões", terá dito a presidente da associação Jan Creamer, citada pelo jornal New York Post.
Ruben teve agora uma oportunidade de viver. Com o apoio da companhia aérea Qatar Airways Cargo, fez uma viagem de 8.200 quilómetros da Arménia até à África do Sul para conhecer a sua nova casa, o Santuário de Vida Selvagem ADI, em Free State, na África do Sul.
De acordo com a ADI, a falta de exercício físico provocou-lhe problemas de mobilidade. Estava subnutrido e deixou de ser capaz de rugir. Além disso, o animal apresenta problemas de visão e neurológicos provocados por uma lesão na coluna vertebral ou no cérebro.
Contudo, a mudança de habitat trouxe rápidas mudanças na vida de Ruben, que exibiu um comportamento resiliente logo que saiu da sua caixa de viagem.
“Vê-lo caminhar na relva pela primeira vez, ouvir as vozes da sua própria espécie, com o sol africano nas costas, levou todos nós às lágrimas. Todo o seu comportamento se transformou, o seu rosto está relaxado e já não tem medo. A sua determinação em caminhar é inspiradora”, destacou Creamer, salientando que Ruben vai tropeçando ou caindo, mas "simplesmente se levanta e segue em frente".
"Ele é nada menos que heroico", continua a presidente da associação, que revela ainda que o leão começou até a recuperar o seu rugido.
"Sabemos que vai ser um longo caminho e vai exigir tratamento veterinário contínuo, mas o início da nova vida dele não poderia ter sido melhor" concluiu.
Leia Também: Leão foge de veículo e anda à solta em cidade do Paquistão. Eis o vídeo