Supremo Tribunal mexicano descriminaliza o aborto em todo o país

Decisão abrange país inteiro, dois anos depois de um estado no norte do México ter avançado com a descriminalização.

México

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
06/09/2023 23:58 ‧ 06/09/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

México

O Supremo Tribunal do México descriminalizou o aborto em todo o país, dando um novo passo nos esforços que vários países da América Latina têm levado a cabo para aligeirar a legislação sobre este tema. A informação foi avançada pela AFP.

É o culminar de um processo que começou há dois anos, quando este mesmo tribunal decidiu descriminalizar a interrupção voluntária da gravidez num estado do norte do país.

Agora, e depois de, na semana passada, o estado de Aguascalientes se ter tornado no 12.º a tomar esta decisão, o tribunal deu a 'machadada final' no assunto, por unanimidade. Há 15 anos, no entanto, que este procedimento foi descriminalizado na Cidade do México.

O México une-se, assim, à lista de países latino-americanos que decidiu descriminalizar a interrupção voluntária da gravidez, onde se encontram também a Argentina, que legalizou o procedimento em 2020, e à Colômbia, que, em 2022, deixou de o considerar um crime.

Leia Também: México. Taxista assediado por passageira que quer pagar-lhe... com beijos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas