Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente da Guiné-Bissau ausculta partidos

O novo Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, auscultou hoje as cinco formações políticas representadas no Parlamento do país para a formação de um novo Governo constitucional.

Presidente da Guiné-Bissau ausculta partidos
Notícias ao Minuto

21:50 - 24/06/14 por Lusa

Mundo Novo Governo

À saída e em declarações à imprensa, todos reconheceram "a urgência" de o país ser dotado de um novo executivo mas nenhum dos líderes recebidos por José Mário Vaz precisou uma data para o efeito.

O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), vencedor das eleições legislativas, Domingos Simões Pereira é o provável futuro primeiro-ministro, mas após a audiência com Mário Vaz escusou-se a adiantar a data em que será investido no cargo.

"Por aquilo que nós compreendemos o presidente da Republica tem alguma urgência, agora não sei fixar essa data. Comunicou a intenção de participar da próxima cimeira da União Africana, o que significa, provavelmente, que tem mais 48 horas", disse Simões Pereira.

Questionado sobre se a sua nomeação poderá acontecer ainda na quarta-feira, o líder do PAIGC disse preferir que seja o Presidente a anunciar isso.

Para o secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS, segunda maior força politica no Parlamento), Florentino Pereira, é também urgente que o país tenha um novo governo.

Vicente Fernandes, líder do Partido da Convergência Democrática, Iaia Djaló, do Partido da Nova Democracia e Agnelo Regala, da União para Mudança, também adiantaram que estão de acordo que o novo executivo seja "formado rapidamente".

O Presidente da Guiné-Bissau deve tomar parte na cimeira da União Africana a ter lugar em Malabo, Guiné Equatorial, nos dias 26 e 27 deste mês e até lá pretende ver formado o novo Governo constitucional, indicou à Lusa fonte do seu gabinete.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório