Violação de fronteira pela Polónia? Erro de pilotagem, diz Bielorrússia

A Bielorrússia minimizou hoje o incidente fronteiriço de 01 de setembro, quando um helicóptero militar polaco violou a fronteira, afirmando que se tratou de um erro de pilotagem e não de uma provocação, ao contrário do Minsk havia afirmado.

fronteira com bielorrússia, ucrânia, guerra na ucrânia

© Reuters

Lusa
04/09/2023 21:34 ‧ 04/09/2023 por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

"Isto não é mais do que um baixo nível de prontidão dos pilotos", disse o ministro da Defesa da Bielorrússia, Viktor Khrenin, durante manobras militares, de acordo com a agência noticiosa russa TASS.

Segundo o ministro da defesa, a Bielorrússia mantém comunicações de controlo de voo com a Polónia, apesar das tensões entre os dois países.

"Vimos o avião, sabíamos qual era o seu objetivo - patrulhar a fronteira - e fizemos uma monitorização completa do seu voo", acrescentou.

Khrenin disse que a Bielorrússia não vê isto como uma provocação, ao contrário dos seus "vizinhos agressivos".

Na sexta-feira passada, o Serviço Estatal de Guarda de Fronteiras da Bielorrússia denunciou a violação do espaço aéreo por um helicóptero militar polaco no distrito de Berestovitsk, na região de Grodno.

Um mês antes, a Polónia, por sua vez, acusou a Bielorrússia de violação do seu espaço aéreo por dois helicópteros militares bielorrussos, ocasião em que expressou "um forte protesto" e instou a Bielorrússia a explicar "em pormenor e imediatamente o incidente".

Estes incidentes têm ocorrido num contexto de tensões fronteiriças entre os dois países, agravadas nas últimas semanas após a instalação de um contingente de mercenários russos do grupo Wagner em território bielorrusso, que Varsóvia vê como uma ameaça.

Leia Também: Ucrânia: Zelensky visita frente de combate na região de Donetsk

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas