Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Mali. Noruega fecha embaixada devido à deterioração da segurança

Copenhaga, 31 ago 2023 (Lusa) - O Governo norueguês anunciou hoje que vai encerrar a sua embaixada no Mali antes do final do ano, devido à deterioração da situação de segurança e após as Nações Unidas decidirem fechar a sua missão no país africano.

Mali. Noruega fecha embaixada devido à deterioração da segurança
Notícias ao Minuto

14:23 - 31/08/23 por Lusa

Mundo Mali

"O quadro de cooperação internacional mudou substancialmente nos últimos tempos, por isso teremos de encontrar outras formas de defender os nossos interesses no Mali", declarou a ministra dos Negócios Estrangeiros, Anniken Huitfeldt, em comunicado.

Oslo justificou a decisão com a situação política "exigente" no Mali após os dois golpes militares, em 2020 e 2021, e pelo facto de o governo de transição ter suspendido a sua colaboração em matéria de segurança com a França e a Organização das Nações Unidas.

A insegurança no Mali e as relações com França, antiga potência colonial, e outros países ocidentais deteriorou-se acentuadamente desde que os coronéis tomaram o poder pela força em Bamaco, em agosto de 2020.

A missão das Nações Unidas já encerrou quatro bases nas zonas mais remotas do país, de acordo com um calendário que prevê que, até 30 de setembro, apenas três permaneçam abertas - Bamaco, Timbuktu e Gao - que têm de ser encerradas até 31 de dezembro, segundo o acordo entre a ONU e o governo maliano.

A embaixada da Noruega em Bamaco também representava os interesses do país no Burkina Faso, Mauritânia, Níger e Chade, pelo que será agora necessário encontrar uma solução para manter a representação diplomática nesses países.

"O facto de fecharmos a nossa embaixada em Bamaco não significa que terminemos o nosso compromisso no Sahel. Há uma grande necessidade humanitária e a Noruega continuará a ser um parceiro confiável e de longo prazo para os civis no Mali e nos outros países do Sahel", disse a chefe da diplomacia.

Leia Também: Mali. Rússia veta resolução da ONU que prorrogava sanções a malianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório