Procurar

PM japonês almoça peixe de Fukushima para promover segurança alimentar

Muitos japoneses na região, assim como noutros países, continuam convictos de que as águas próximas da central nuclear estão contaminadas e não consideram seguro comer produtos provenientes da zona.

PM japonês almoça peixe de Fukushima para promover segurança alimentar

© Kyodo/via REUTERS

Notícias ao Minuto com Lusa
30/08/2023 15:58 ‧ há 2 anos por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Japão

Apesar das várias garantias das autoridades de saúde e ambientais japonesas, que afirmaram que as descargas de águas radioativas tratadas da central de Fukushima não afetaram o mar, mantém-se muito ceticismo no Japão e em outros países da região relativamente aos alimentados que dali veem. Mas esta quarta-feira, o primeiro-ministro procurou tranquilizar toda a gente, numa demonstração de grande confiança nas autoridades.

Após uma reunião do executivo japonês, o ministro da Economia e da Indústria, Yasutoshi Nishimura, responsável pela política nuclear, anunciou que Fumio Kishida almoçou uma refeição que continha peixe e polvo apanhados junto à costa de Fukushima, assim como arroz cultivado na região.

O objetivo foi, precisamente, promover os produtos e demonstrar que a descarga não teve impacto na biodiversidade local, nos produtos e na saúde humana. O almoço não foi aberto ao público, mas as imagens foram divulgadas pelo governo.

Notícias ao Minuto Primeiro-ministro tentou demonstrar que os alimentos são próprios para consumo© Kyodo/via REUTERS

Yasutoshi Nishimura afirmou que o executivo "precisa de informar as pessoas, tanto em casa como no estrangeiro", que o tratamento das águas nucleares permitiu que fosse anulado o risco de contaminação.

O Japão iniciou na quinta-feira a descarga no Oceano Pacífico de água radioativa da central, depois de a ter tratado para retirar a maior parte dos resíduos radioativos e de ter recebido a aprovação da Agência Internacional de Energia Atómica, cujos especialistas estão a supervisionar o processo.

A primeira descarga ocorre 12 anos após o grave acidente que atingiu a central nuclear japonesa, na sequência de um terramoto e de um tsunami, na zona de Fukushima.

Tanto a Organização Mundial de Saúde como a Agência Internacional de Energia Atómica garantiram que os níveis de radiatividade estavam dentro do normal e não há riscos para a população ou para o ambiente.

Leia Também: ONU diz que descarga de água da central nuclear de Fukushima não é nociva

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10