Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 15º MÁX 25º

Ataque a Kyiv? "Vingança pelos incidentes crescentes na própria Rússia"

O conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky acusou Moscovo de levar a cabo "um ataque deliberado contra a população civil".

Ataque a Kyiv? "Vingança pelos incidentes crescentes na própria Rússia"
Notícias ao Minuto

08:12 - 30/08/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Mykhailo Podolyak

O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak afirmou, esta quarta-feira, que o ataque "em grande escala da Federação Russa" contra Kyiv durante a madrugada é uma "vingança pelos incidentes crescentes na própria Federação Russa".

Numa publicação na rede social X (antigo Twitter), o conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky acusou Moscovo de levar a cabo "um ataque deliberado contra a população civil".

"O motivo: vingança pelos incidentes crescentes na própria Federação Russa; fracassos na linha da frente, ódio étnico e tentativa de intimidação psicológica", considerou.

Podolyak lembrou ainda que "um ataque deste tipo é qualificado como um ato de terrorismo demonstrativo, pensado, premeditado e cometido por um grupo de pessoas com conspiração prévia".

As autoridades de Kyiv anunciaram que duas pessoas morreram num ataque russo com mísseis contra a capital. De acordo com o autarca local, Vitali Klitschko, "dois homens foram encontrados mortos num edifício não residencial" e outras duas pessoas foram hospitalizadas.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que quase dez mil civis morreram e mais de 16 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: AO MINUTO: Dois mortos em Kyiv; Rússia repele ataque em aeroporto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório