Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 27º

Ministra da Proteção Social da Letónia encarregada de formar novo Governo

A atual ministra da Proteção Social da Letónia, Evika Silina, foi hoje encarregada de formar um novo Governo pelo Presidente do país, após a demissão surpreendente do primeiro-ministro Krisjanis Karins em meados deste mês.

Ministra da Proteção Social da Letónia encarregada de formar novo Governo
Notícias ao Minuto

19:19 - 24/08/23 por Lusa

Mundo Letónia

Karins anunciou, em 14 de agosto, que ia renunciar ao cargo e alegou "falta de dinâmica" no seio da coligação governamental, mas continua em funções, assim como todos os ministros cessantes, até que o novo Governo seja aprovado pelo Parlamento.

A Letónia, membro da NATO e da União Europeia, realizou as suas últimas eleições legislativas em outubro de 2022.

Evika Silina, de 48 anos, licenciada e com mestrado em Direito, integra o partido de centro Nova Unidade, o mesmo que o primeiro-ministro demissionário, e foi nomeada para a 'pasta' da Proteção Social em outubro do ano passado.

A atual coligação tripartida, que pode vir a ser renovada, é composta pela Nova Unidade, pela Lista Unida de partidos centristas, regionais e verdes e pela Aliança Nacional, de centro-direita, num total de 53 deputados num Parlamento com 100 mandatos.

Outra opção para a Nova Unidade é coligar-se com a União dos Verdes e dos Camponeses, que representa os eleitores rurais, e os Progressistas (de esquerda), mas esta opção teria apenas 52 votos no Parlamento.

Antes de deixar o cargo, o primeiro-ministro Krisjanis Karins tentou alargar a coligação aos Progressistas, mas a iniciativa foi bloqueada pela Aliança Nacional.

O Presidente Rinkevics disse, na quarta-feira, que não é "ingénuo", ao abordar a possibilidade de uma ampla coligação de cinco partidos no apoio a Silina, mas existem várias combinações possíveis de três ou quatro partidos.

Leia Também: Letónia impede 143 migrantes da Bielorrússia de atravessar fronteira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório