Incêndios na Grécia. Encontrados 18 corpos, possivelmente de migrantes

Os cadáveres foram encontrados numa área remota. Estão a ser levadas a cabo buscas no local.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
22/08/2023 13:33 ‧ 22/08/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Grécia

As autoridades gregas encontraram 18 corpos carbonizados, possivelmente de migrantes, numa área remota do sul da aldeia de Avantas, na Grécia, que tem sido assolada por incêndios florestais nos últimos dias.

"Uma vez que não há registo de pessoas desaparecidas dos arredores, a possibilidade de que estas são pessoas que entraram no país de forma ilegal está a ser investigada", adiantaram os bombeiros locais, de acordo com a agência Reuters.

O mesmo meio indicou ainda que estão a ser levadas a cabo buscas no local onde o incêndio brotou.

De notar que a região de Evros é considerada uma rota popular para os migrantes que atravessam o rio com o mesmo nome, vindos da Turquia.

Saliente-se ainda que, esta terça-feira, a Comissão Europeia anunciou ter mobilizado mais cinco aeronaves da frota da União Europeia (UE) e mais 58 bombeiros para a Grécia, devido aos incêndios em várias zonas do país, que já fizeram pelo menos dois mortos.

Também hoje serão mobilizados 58 bombeiros e nove tanques de água da República Checa, assistência que se junta aos meios aéreos e terrestres de Chipre e da Roménia que chegaram na segunda-feira à Grécia.

No total, nos últimos dois dias, a UE disponibilizou às autoridades gregas sete aviões, um helicóptero, 114 bombeiros e 19 veículos para apoiar o combate aos incêndios florestais.

Para esta nova vaga de incêndios, a segunda no espaço de um mês e que já obrigou a uma série de evacuações, foi ainda disponibilizado o programa europeu de cartografia por satélite Copernicus, que já reproduziu dois mapas das áreas afetadas.

[Notícia atualizada às 13h41]

Leia Também: Mais 5 aeronaves e 58 bombeiros mobilizados pela UE para apoiar Grécia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas