Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 26º

Serviços secretos russos apelam a Putin para demitir ministro da Defesa

A linha dura da segurança da Rússia quer ainda que haja uma transição para uma guerra na Ucrânia mais agressiva, com uma mobilização em grande escala e a lei marcial.

Serviços secretos russos apelam a Putin para demitir ministro da Defesa
Notícias ao Minuto

22:41 - 20/08/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Os serviços secretos da Rússia, estão a pedir ao presidente do país, Vladimir Putin, que despeça o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas russas, Valeriy Gerasimov, e que passe para uma guerra na Ucrânia mais agressiva.

Segundo a Bloomberg, que cita cinco fontes "familiarizadas com a situação", a tentativa de Prigozhin de destituir os dois oficiais teve algum apoio de importantes representantes de segurança do Estado.

Nesse sentido, a linha dura da segurança quer substituir Shoigu como parte de uma transição para uma guerra na Ucrânia mais agressiva, incluindo a mobilização em grande escala e a lei marcial.

No entanto, atualmente não há sinais de que venham a ser demitidos. Em vez disso, a liderança política russa está ocupada a lidar com os críticos de Shoigu e Gerasimov.

É de notar que muitos representantes da elite russa ficaram surpreendidos com a fraca reação de Putin ao motim de Yevgeni Prigozhin e com o subsequente fracasso em punir o líder do Grupo Wagner.

Este facto suscitou preocupações entre os funcionários russos quanto à possibilidade de uma oposição de alto nível a Putin ou de novos desafios.

Além disso, a insatisfação com os fracassos da Rússia no campo de batalha ainda persiste entre as forças de ocupação.

Até à data, o ministro da Defesa Segey Shoigu e Valeriy Gerasimov, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas russas, continuam nos seus cargos.

Leia Também: Russos protestam no Porto contra "assassino e criminoso" Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório