Procurar

Incêndios. Bombeiros tentam manter rota de saída no noroeste do Canadá

Os bombeiros estão a tentar manter aberta a única rota de saída da maior cidade do noroeste do Canadá, Yellowknife, sob a ameaça de incêndios florestais, enquanto os cerca de 20 mil habitantes deixam as suas casas.

Incêndios. Bombeiros tentam manter rota de saída no noroeste do Canadá
Anterior Seguinte
Galeria

10 Fotos

© Reuters

Lusa
18/08/2023 20:49 ‧ há 2 anos por Lusa

Mundo

Canadá

Os moradores tentaram cumprir o prazo de evacuação fixado nas 12h00 locais de hoje (19h00 de Lisboa) enquanto os helicópteros de combate a incêndios tentaram manter a estrada de acesso a Yellowknife aberta, as autoridades orientaram uma caravana de motoristas através das áreas em chamas e os bombeiros, munidos de canhões de água, tentaram combater os fogos a menos de 15 quilómetros da cidade.

As autoridades de emergência reconheceram que o incêndio pode atingir os limites da cidade durante o fim de semana, enquanto Shane Thompson, ministro do Ambiente dos Territórios do Noroeste, uma das 13 divisões administrativas do Canadá, reconheceu que os próximos dias vão ser críticos, em conferência de imprensa.

Segundo a agência de notícias Canadian Press, a cidade está hoje praticamente vazia, com uma mercearia, uma farmácia e um bar ainda abertos.

A evacuação de Yellowknife foi de longe a maior deste ano, referiu ainda o presidente da Associação Canadiana de Comandantes dos Bombeiros, Ken McMullen.

Cerca de 6.800 pessoas em oito outras localidades dos Territórios do Noroeste viram-se forçadas a evacuarem as suas casas, informaram ainda as autoridades.

O Canadá vive a pior temporada de incêndios florestais da sua história, com milhares de fogos que já levaram à emissão de mais de 200 ordens de evacuação este ano, forçando cerca de 168 mil pessoas a deixar temporariamente as suas casas.

Os incêndios emitiram o equivalente a mais de mil milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), um registo sem precedentes, disseram na semana passada as autoridades canadianas.

O valor é quase igual às emissões anuais do Japão (1.120 milhões de toneladas de CO2 em 2021), o quinto maior poluidor do mundo.

Os fogos queimaram até agora 13,5 milhões de hectares, o equivalente à área da Grécia, e quase o dobro da área do último recorde absoluto, datado de 1989 com 7,3 milhões de hectares, segundo o Canadian Interagency Forest Fire Centre.

Desde maio, o Canadá recebeu a ajuda de cerca de cinco mil bombeiros de 12 países, incluindo de Portugal, em junho.

Leia Também: Canadá ainda fora dos destinos turísticos autorizados pela China a grupos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10