As escolas primárias em Inverclyde, na Escócia, vão receber, esta semana, 17 conjuntos de gémeos.
Mas esta presença tão numerosa de gémeos tem vindo a acontecer há anos, e, segundo a BBC, desde 2013 que as instituições de ensino no local já receberam 147 conjuntos de gémeos, o que dá uma média de 13 por ano.
O fenómeno é tão peculiar que a localidade é também conhecida : 'Twinverclyde' [uma mistura da apalavras gémeos com a localidade em que vivem].
“Receber os nossos gémeos na primária tornou-se uma tradição anual em Inverclyde, ou Twinverclyde, como nos tornámos conhecidos”, explicou Graeme Brooks, o vice-reitor do St Patrick's, às publicações locais, acrescentando que a comunidade tem “sorte ter tantas escolas incríveis".
It takes two: 17 sets of twins set to start school in 'Twinverclyde'.
— STV News (@STVNews) August 11, 2023
This year will see the second-highest twin count for Inverclyde following a record 19 sets in 2015.https://t.co/S3zxJuJHqp pic.twitter.com/pOgVQZYVC0
Quinze dos 17 grupos de gémeos reuniram-se, na semana passada, onde tiraram algumas fotografias e regstiram imagens.
'Twinverclyde'! ️
— BBC Scotland News (@BBCScotlandNews) August 14, 2023
Seventeen sets of twins to start at schools in Inverclyde pic.twitter.com/DgZ5PdM2OU
Mas este não é o maior número de irmãos que entraram para a escola primária ao mesmo tempo. De acordo com os registos, 19 grupos entraram ao mesmo tempo em 2015.
A mãe de duas crianças que vão ingressar no ensino já na sexta-feira comentou a situação, citada pelo New York Post. "Dezassete grupos de gémeos é outra coisa, tem de haver alguma coisa na água", brincou.
Leia Também: Gémeos portugueses detidos por homicídio em Espanha ficam em preventiva