Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Eslovénia com piores cheias de sempre. Estragos chegam aos 500 milhões

Várias zonas do país ficaram completamente inundadas devido às fortes chuvas de quinta-feira e sexta-feira.

Notícias ao Minuto

16:25 - 05/08/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Cheias

Num verão marcado por fenómenos climáticos extremos, desde fogos florestais a chuvas intensas, a Eslovénia registou nos últimos dois dias as piores cheias de sempre, com o primeiro-ministro do país a declarar que os estragos provocados pela chuva podem atingir os 500 milhões de euros.

A chuva fez-se sentir com maior impacto na quinta-feira e na sexta-feira, com pelo menos três pessoas a morrerem na sequência das inundações. Há várias estradas e pontes danificadas, além de habitações privadas, e Robert Golob afirmou numa conferência de imprensa, citada pela Associated Press, que cerca de dois terços do país foram afetados pelo fenómeno.

Golob considerou que as cheias foram "o maior desastre natural" na história do país, ainda que na sexta-feira tenha sido "mais leve".

Uma quarta vítima mortal foi encontrada na capital, Liubliana, mas a polícia não confirmou os relatos da imprensa local.

Imagens divulgadas nas redes sociais, e partilhadas pelos próprios órgãos governamentais, demonstram a força da água e os rios do país completamente acima do seu caudal normal. O serviço meteorológico esloveno informou também que, em apenas um dia, caiu um mês de chuva.

O primeiro-ministro acrescentou que as infraestruturas energéticas foram particularmente afetadas, e milhares de casas tiveram de ser evacuadas, com recurso a helicópteros e a bombeiros em embarcações. O exército também foi mobilizado para ajudar com as operações de resgate.

Tal como aconteceu com os episódios meteorológicos extremos um pouco por toda a região do Mediterrâneo, nomeadamente com os fogos florestais na Sicília, na Grécia, na Tunísia e na Argélia, os especialistas apontam novamente o dedo para as alterações climáticas, provocadas pelo homem, como potenciadoras de desastres naturais.

Leia Também: Motorista enfrenta cheias para salvar idoso em dificuldades na China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório